Referência na formação de campeões de jiu-jítsu no cenário local, nacional e internacional, a BJJ College de Manaus realizou nesta semana a solenidade de graduação da temporada 2025. Com a presença de atletas, professores e pais, o evento lotou o auditório do João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Amazonas. A BJJ College é o berço manauara dos supercampeões mundiais Mica Galvão e Diogo Reis.
Segundo o coordenador local da BJJ College, coach Macley Silva, a graduação no jiu-jítsu é uma das etapas do processo de evolução dos atletas. Representa a evolução técnica e a experiência do praticante por meio de um sistema de faixas coloridas (branca, azul, roxa, marrom, preta, etc.) e graus (fitas na faixa), indicando domínio gradual de técnicas, consistência e tempo de prática, mostrando que o aprendizado é uma jornada contínua, não um destino final.
Na linguagem das artes marciais, cada cor e grau simboliza um novo nível de conhecimento e responsabilidade, com a faixa preta marcando o início de um novo patamar de maestria e estudo. A graduação da BJJ College reuniu aproximadamente 80 atletas, começando pelos Kids e terminando com os Adultos.

“A graduação é um momento muito especial, fruto de todo um trabalho feito pela nossa equipe, pelos pais e alunos. Vamos para 2026 com muito foco, muita dedicação e continuar o trabalho que a gente vem fazendo. Além de formar atletas bons no tatame, também trabalhamos o lado pessoal, tornar os alunos bons filhos, bons irmãos, bons amigos, enfim, prepará-los para o futuro”, disse Macley.

Joias do esporte
Entre os Kids da equipe BJJ College de Manaus, lutadores que brilharam na temporada 2025 estiveram na cerimônia de graduação na Assembleia Legislativa. Foi o caso do faixa cinza Kron Cidade, número 1 do ranking da IBJJF no Infantil 2 Pesado, e André Vinícius “Presidente”, fenômeno da faixa laranja e que venceu praticamente todos os campeonatos que disputou neste ano.
“Feliz pela graduação e pela temporada perfeita na qual terminei no topo mundial na minha categoria no ranking da IBJJF. Para 2026 é seguir treinando forte e continuar evoluindo”, disse Kron Cidade.

Apoio fundamental
O desportista Netito Menezes, um dos parceiros da BJJ College, destacou o apoio do deputado Roberto Cidade aos atletas da equipe e também ao desenvolvimento do jiu-jítsu amazonense de uma forma mais ampla. O mandato do parlamentar esteve presente nas principais competições de jiu-jítsu do Amazonas em 2025 e continuará na próxima temporada.
“O deputado Roberto Roberto Cidade vem apoiando o esporte, principalmente os esportes de luta, desde o começo do mandato dele. A fez questão de fazer isso porque a gente sabe que investir no esporte é investir no futuro. A BJJ College é uma escola que tem um trabalho sério, como muitas outras equipes aqui de Manaus que a gente também apoia, tem um reconhecimento mundial. Foi uma honra apoiar essa grande cerimônia de graduação”, disse o desportista.

Assessoria de Imprensa:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Miguel Almeida




