quinta-feira, 24 abril, 2025
quinta-feira, 24 abril, 2025

Histórico: Hugo Calderano conquista Copa do Mundo de Tênis de Mesa na China

WhatsApp
Facebook
x.com
HUGO CALDERANO - CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO DE TÊNIS DE MESA 2025 - FOTO 1 - BY ITTF

Hugo Calderano colocou, de forma definitiva, o seu nome na história do tênis de mesa mundial. O brasileiro conquistou o título da Copa do Mundo ITTF de Tênis de Mesa 2025, tornando-se o primeiro jogador das Américas a vencer a competição neste domingo, 20 de abril, em Macau, China.

Para conquistar o maior feito de sua carreira, Calderano derrotou os três melhores do ranking mundial. Na final, ele passou por Lin Shidong, número 1 do mundo, por 4-1, com parciais de 6-11, 11-7, 11-9, 11-4 e 11-5. Na semifinal, havia superado Wang Chuqin, e nas quartas o japonês Harimoto Tomokazu.

A partida começou equilibrada, mas Lin começou a se impor com o backhand e conquistou uma boa vantagem ao final do set, vencendo por 11-6. Para a segunda parcial, Calderano ajustou sua tática, indo mais para o forehand do chinês. A alteração deu certo, e o brasileiro deslanchou, abrindo folga no placar e fechando em 11-7.

O terceiro set foi repleto de reviravoltas, e o jovem chinês continuou a oscilar. Calderano abriu 7-5, Lin reagiu e virou para 9-7, mas o carioca colocou sua experiência em quadra e chegou a 10-9, fechando em seguida por 11-9. O brasileiro atropelou no quarto set por 11-4, e Lin esboçou uma reação no quinto, mas Calderano pediu um tempo estratégico crucial e voltou decidido a fechar a conta, em 11-5.

Ao fim da partida, Calderano caiu no chão e, emocionado, celebrou sua conquista. Desta vez, as lágrimas foram de felicidade.

Hugo Calderano é o primeiro campeão mundial de tênis de mesa da história do Brasil.

Esta é a primeira vez na história da modalidade que um atleta fora da Ásia e Europa conquista o torneio.

Calderano celebra título

Após o feito histórico, Calderano celebrou a vitória na decisão contra Lin Shidong e afirmou que não esperava chegar tão longe.

“É uma loucura falar sobre isso. Antes de começar a competição, não imaginava vencer os melhores do mundo. É uma loucura para mim colocar meu nome na história do tênis de mesa mundial”, disse Hugo na zona mista da Arena de Macau.

“Depois da Olimpíada de Paris, era importante conquistar um título. Trabalhei muito por isso e sempre acreditei em mim. Há um mês atrás, eu estava realmente mal. Quero agradecer todos os torcedores e minha família pelo apoio”, completou Calderano.

Brasileiro sobe no ranking mundial

Com a conquista da Copa do Mundo de tênis de mesa, Hugo Calderano subiu para o 4º lugar do ranking mundial da modalidade.

O carioca de 28 anos ultrapassou o chinês Liang Jingkun para entrar no top-4.

Conteúdo: Olympics, com fotos de ITTF e Gaspar Nóbrega (COB)

Mais vistos