Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o IBOPE Repucom divulgou o estudo Women and Sports, que traz insights sobre o crescente interesse das mulheres por esportes no Brasil. O levantamento destaca que, desde 2020, o engajamento feminino em atividades esportivas aumentou 20%, o dobro do crescimento registrado entre os homens (9%).
O estudo também revela que skate, tênis, futebol de areia, futsal e atletismo estão entre as modalidades que mais ganharam popularidade entre o público feminino nos últimos anos. Além disso, o vôlei e a ginástica seguem como os esportes mais admirados pelas mulheres.
Skate lidera crescimento do interesse feminino
O skate é a modalidade que mais cresceu entre as mulheres, com um aumento de 48% no número de fãs desde 2020. Em seguida, aparecem o tênis (+33%), o futebol de areia (+31%), o futsal (+27%) e o atletismo (+22%). Apesar de o interesse masculino ainda ser maior, o crescimento feminino foi mais expressivo em todas essas modalidades.
Vôlei e ginástica são os favoritos
O vôlei lidera a preferência das mulheres, com 70% de admiração, seguido pela ginástica olímpica (69%), natação (65%), vôlei de praia (61%) e futebol (60%). Curiosamente, em quatro dessas cinco modalidades, o interesse feminino supera o masculino, com exceção apenas do futebol.
Mulheres são maioria entre novos praticantes de atividades físicas
O estudo também aponta que o número de brasileiros que começaram a praticar atividades físicas aumentou 30% desde 2020, somando quase 21 milhões de novos praticantes. Desse total, 60% são mulheres. Entre os adultos conectados, 79% das mulheres praticaram alguma atividade física no último ano, um número próximo aos 84% dos homens.
As mulheres se destacam em práticas como pilates, yoga, hidroginástica e dança, modalidades em que a participação feminina é até quatro vezes maior que a masculina.
Participação feminina no setor de apostas esportivas
O estudo também analisou o comportamento das mulheres no setor de apostas esportivas. Apesar de 80% das mulheres conhecerem plataformas de apostas (contra 90% dos homens), elas tendem a apostar com menos frequência e valores menores. Enquanto 61% das mulheres apostam apenas uma vez por ano, 60% dos homens apostam mais de uma vez por semana. Além disso, metade das apostas femininas são de valores até R$ 50, evidenciando uma abordagem mais cautelosa.
Oportunidades para o mercado esportivo
Danilo Amâncio, Coordenador de Marketing do IBOPE Repucom, destaca a importância de olhar estrategicamente para as demandas do público feminino:
“O crescente interesse das mulheres no universo esportivo reforça a necessidade de desenvolver produtos, serviços e experiências mais alinhados com esse público. As marcas precisam considerar essa abordagem mais cautelosa, especialmente no setor de apostas, para construir uma relação mais forte e responsável com as mulheres.”