sábado, 21 fevereiro, 2026
sábado, 21 fevereiro, 2026

Yasmin Baraúna, a pequena guerreira da Zona Leste de Manaus que desponta no jiu-jítsu mundial

WhatsApp
Facebook
x.com
Jiu-Jítsu - Yasmin Baraúna - BJJ College Manaus - Amazon Open 2026 - foto 1 - by Emanuel Mendes Siqueira

Filha de feirantes, pouco mais 1,50m de altura, estudante de escola pública, atleta de alto de rendimento de uma equipe de nível internacional e um talento impressionante para a “arte suave”. Moradora do bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, a pequena guerreira Yasmin Rodrigues Baraúna começou a temporada de 2026 “voando baixo” e sonhando alto, muito alto no jiu-jítsu amazonense, brasileiro e mundial.

Na tarde deste sábado (21/02), na Arena Amadeu Teixeira, a atleta da BJJ College Manaus conquistou a medalha de ouro na competição Gi do Amazon Open de Jiu-Jítsu Esportivo – duas vitórias, incluindo o triunfo por 12 a 0 na disputa do título da competição contra Ana Beatriz Bezerra (Carreira Team). Aos 16 anos, Yasmin Baraúna competiu no Feminino Juvenil Azul Pena (até 52 kg).

“Muito feliz pela minha performance no Amazon Open. Consegui impor o que eu estava trabalhando, mas acredito mesmo assim tive um pouco de dificuldade na segunda luta. Apesar de ter sido dominante, teve algumas coisas que eu errei e espero melhorar ao longo do ano”, disse a campeã logo após subir ao pódio com as demais atletas da chave.

O melhor ano da carreira

Yasmin Baraúna, que começou sua história no esporte na academia GF Team em 2022, entrou no Amazon Open embalada pelas recentes conquistas na temporada. E os feitos da menina da Zona Leste de Manaus nos tatames internacionais são históricos e dignos de registro.

No início de janeiro, ela, que na BJJ College Manaus é treinada pelo coach Macley Silva, foi campeã do Rio Summer International Open 2026 (modalidade Gi, Feminino Juvenil Azul Leve). A competição organizada pela IBJJF foi realizada no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro.

No primeiro mês do ano, Yasmin Baraúna também disputou o Campeonato Europeu da IBJJF, em Odivelas (Portugal). A faixa azul foi campeã na disputa com quimono, só que desta vez competindo pelo peso Pluma. O evento bateu recorde histórico com 6.312 atletas inscritos e a garota do Jorge Teixeira estava lá no topo do pódio novamente.

“Esse ano de 2026 tem sido incrível para mim, o melhor da minha carreira no jiu-jítsu. Já conquistei o Rio Summer, o Europeu e hoje o Amazon Open. O foco agora é continuar me dedicando nos treinamentos porque meu objetivo é conquistar pela primeira vez o Campeonato Brasileiro da CBJJ (o evento acontece entre o final de abril e início de maio, em Barueri-SP)”, afirmou a pequena guerreira da Zona Leste de Manaus.

Família humilde, escolaridade, apoiadores…

A jovem lutadora é filha de feirantes, que vendem frutas na Feira do Produtor, a mais popular do Jorge Teixeira. Ela colabora com a família na feira, em casa e também tem sido um exemplo de aluna na Escola Estadual Professor Cleômenes do Carmo Chaves, onde cursa o segundo ano do Ensino Médio.

Yasmin Baraúna sonha em se tornar atleta profissional e viver do jiu-jítsu, mas ainda não tem patrocinadores que garantam uma renda mensal. No entanto, ela conta com parceiros que abraçam a sua causa, entre eles o fisioterapeuta Bruno Frota, referência em Fisioterapia Esportiva na Região Norte, e o preparador físico Brunw Battay, outro profissional de elite do esporte de alto rendimento no estado.

Além do fisioterapeuta e do preparador físico, a lutadora da BJJ College Manaus conta com suporte especializado dos nutricionistas Adrinne Valente e Sérgio Domingos, que colaboraram no processo de perda de peso antes do Campeonato Europeu. A joia dos tatames também contará, a partir deste ano, com o apoio de mídia e visibilidade ofertados pelo braço social da assessoria Emanuel Sports & Marketing.

Texto e fotos:

Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

Agência Emanuel Sports & Marketing

Fotos do Rio Summer e Europeu: Divulgação

Relacionados

+ Recentes