De volta aos tatames com gás total, o lutador amazonense Doriandson de Lira Talmaturgo voltou a brilhar numa competição internacional de jiu-jítsu nos Estados Unidos da América. Depois do ouro na etapa de Miami da New Breed, o atleta da academia Helton Silva Martial Arts brilhou na disputa da etapa de Charleston do AJP Tour 2025. A competição aconteceu no último sábado, 26 de abril, na Northwoods Middle School, em Charleston, Carolina do Sul.
Doriadson fez três combates no AJP, sigla para o tradicional evento Abu Dhabi Jiu-Jítsu Pro, uma das grandes organizações da modalidade no planeta. O amazonense mostrou evolução nessa sua nova fase nos Estados Unidos e faturou a categoria leve e foi vice-campeão no Absoluto (sem limite de peso).
“Feliz pelo resultado e por ter fechado esse mês de abril com mais duas medalhas numa competição internacional. O AJP é um evento que reúne atletas de diversos país e é sempre bom competir em alto nível”, disse o faixa preta de Manaus, que dedicou as conquistas à sua equipe, aos técnicos Helton Henrique Silva e Katie Silva, aos parceiros de treino, à mãe Adelaide Maria Lira e ao professor e incentivador Cristiano Carioca.
Nesta semana, Doriandson reiniciou os trabalhos na academia Helton Silva. O foco do guerreiro amazonense agora é a disputa do Open de Miami da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), a maior federação da modalidade. O evento acontece entre os dias 10 e 11 de maio, no Centro Comunitário de Miami Springs.

Made in Zona Franca de Manaus
Dorianson é faixa preta oriundo de Manaus, Amazonas, e teve na base de jiu-jítsu na academia do mestre Cristiano Carioca. Hoje com 32 anos, ele luta no peso leve (Adulto e Máster) e representa a academia Helton Silva Martial Arts, empreendimento liderado pelo professor amazonense Helton Henrique Silva e que fica localizado na cidade de Wellington, no estado da Flórida.
Formando campeões
Radicado nos Estados Unidos há sete anos e meio, Helton Henrique Silva (ex-lutador de Wrestling e ex-presidente da Federação Amazonense de Luta Olímpica) é o líder de uma prestigiada academia com mais de 300 alunos. A academia funciona desde 2021, com aulas de jiu-jítsu, kickboxing e MMA para crianças, adultos e mulheres.
“O Doriandson é um atleta que iniciou comigo quando tinha 15 anos de idade na luta olímpica no nosso antigo projeto social na academia Top Life (Campos Elíseos). A primeira viagem dele foi para um Brasileiro de Wrestling para representar nosso e estado e agora está aqui nos Estados Unidos mostrando o seu trabalho e o seu valor no esporte”, destacou o professor Helton Silva.
Assessoria de Imprensa:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Divulgação/Atleta