Não basta apoiar, é preciso cair em campo e trabalhar pelo desenvolvimento do esporte. Esse é o pensamento da coordenação do curso de Fisioterapia da Universidade Nilton Lins, tradicional instituição de ensino superior do Amazonas que é uma das patrocinadoras da Taça Amazônica de Handebol das categorias Adulto Masculino e Feminino 2020. A competição começou na última segunda-feira (04/09) e termina neste sábado (09/09), na Poliesportiva Arena Amadeu Teixeira, em Manaus.
Segundo o coordenador das clínicas de Fisioterapia da Universidade Nilton Lins, Marcos Fernando de Andrade, 12 acadêmicos, entre homens e mulheres, estão se revezando nesta semana de jogos da Taça Amazônica de Handebol. Aprendizado direto garantido nessa iniciativa que conta com aval da Reitora da instituição, Gisélle Lins, e da Pró-Reitora de Extensão, Comunidade e Cultura, Janaina Maciel Braga.
O atendimento emergencial na quadra, que é uma espécie de laboratório fora da sala de aula, é essencial tanto para os atletas das 16 equipes que estão jogando o campeonato quanto para os futuros profissionais da Fisioterapia. O handebol é um esporte de contato e os traumas durante as partidas são comuns, daí a necessidade de a organização ter solicitado a parceria da Universidade Nilton Lins.
“O trabalho de campo tem grande importância na formação desses alunos, primeiro por aproximar esses da realidade da Fisioterapia em relação a especialização em Desporto, também enriquecendo conhecimento e desenvolvendo habilidades desses alunos”, explica o coordenador.
O que é Fisioterapia?
De forma objetiva, a Fisioterapia é uma área da saúde que busca prevenir, tratar e reabilitar disfunções e lesões do movimento humano, utilizando técnicas terapêuticas para promover a saúde e bem-estar dos pacientes.
Apesar de muitos associarem o que é Fisioterapia apenas ao tratamento para reabilitação de movimento, essa profissão utiliza diversas técnicas terapêuticas, como exercícios físicos, massagens, crioterapia, eletroterapia, entre outras.
Além disso, os fisioterapeutas podem atuar em diversas áreas da Fisioterapia, como ortopedia, neurologia, pediatria, geriatria e esportes, sempre visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O curso dura cinco anos.
Abraçou o evento
De acordo com o presidente da Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM), Auricélio Andrade, a contribuição da Universidade Nilton Lins com a Taça Amazônica foi muito além do atendimento de Fisioterapia, que é o apoio, digamos, mais visível aos olhos dos torcedores.
“A Universidade Nilton Lins teve um papel fundamental na Taça Amazônia, pois está apoiando o evento não só com a Fisioterapia, mas também com pagamento de transporte, ambulância, parte do quadro móvel, enfim, muita estrutura. A LIHAM agradece todo esse suporte que só fortalece a nossa modalidade”, enfatizou o dirigente.
Apoiadores
A Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM) conta com os seguintes apoiadores na Taça Amazônica 2023: Governo do Amazonas (Sedel), Prefeitura de Manaus (Fundação Manaus Esporte), deputada estadual Alessandra Campelo, vereador Allan Campelo, Universidade Nilton Lins, Emanuel Sports & Marketing (assessoria de imprensa), Kempa (bolas oficiais), Dale Hand (cola para handebol) e Dr. Guaraná Energy Shot.
Semifinais – 08 de setembro (sexta-feira)
16h – Instituto Vidas-PA x Assemurb-AC (Feminino)
17h30 – Carajás-PA x Ariquemes/Funcet-RO (Masculino)
19h – Rio Negro-AM x Mirity-PA (Feminino)
20h30 – Zezão-AM x Nilton Lins-AM (Masculino)
Assessoria de Imprensa da Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM):
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Agência Emanuel Sports & Marketing