Uma verdadeira seleção amazonense vai disputar a Copa São Paulo de Juniores com a camisa do Fast Clube em 2018. Em parceria com o Governo do Estado, o objetivo do Tricolor é colocar o Amazonas na segunda fase da competição, façanha que aconteceu apenas na edição de 2008 com o Nacional. A apresentação do grupo aconteceu na tarde desta sexta-feira, 22 de setembro, na zona mista da Arena da Amazônia.
De acordo com o coordenador da seleção, Thiago Durante, 28 jogadores – oriundos do Fast, Rio Negro, Princesa do Solimões, Manaus FC e Tarumã -, foram escolhidos para uma inédita pré-temporada de três meses de treinamentos, a partir de 3 de outubro. Será uma espécie de “Big Brother” da bola, com paredão a vista para os jovens craques.
“Desse grupo de 28 atletas, vamos levar de 20 a 22 jogadores. Isso aqui é futebol, portanto, ainda terá uma disputa interna para ver quem viajará para São Paulo”, avisou Thiago durante a apresentação da seleção amazonense.
A coletiva também contou com a presença do secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Fabrício Lima, do presidente da Federação Amazonense de Futebol, Dissica Tomaz, e do técnico Darlan Borges e do auxiliar José Ribamar Santos.
“Desde 2008 que não passamos da primeira fase, então é preciso que se faça alguma coisa. E hoje nós estamos irmanados, federação, Governo do Estado, dois treinadores que conhecem as categorias de base. Essa seleção foi estudada, discutida posição por posição para que a gente tivesse um representante à altura do que já foi o futebol amazonense”, comentou Dissica.
O secretário Fabrício destacou o esforço do Governo em dar todo o suporte necessário para a SeleFast em conjunto com a federação, desde a cessão gratuita dos estádios para o Estadual Sub-20 e demais categorias de base. O titular da Sejel também enfatizou o apoio da Green Leaf – empresa que cuida do gramado da Arena da Amazônia -, ao projeto Copa São Paulo 2018.
“Essa parceria com a federação permite que vocês joguem onde nenhuma base jogou antes. Vocês jogam em centros de treinamento da Copa do Mundo, na Arena da Copa do Mundo e da Olimpíada sem custos para os seus clubes. Vocês têm apoio da Ulbra, da Green Leaf que também está acreditando no nosso futebol, mas agora o resto é com vocês”, disse o titular da Sejel, pedindo comprometimento da seleção com a responsabilidade de levar a bandeira do Estado na Copinha.
Convocados:
Goleiros: Miguel (Fast), Talisson (Fast) e Marcelo (Rio Negro)
Laterais: Renatinho (Rio Negro), Andrew (Fast), Cyro (Rio Negro) e Romarinho (Manaus)
Zagueiros: Brendo (Rio Negro), João Pedro (Nacional), Marcos (Princesa), Erick (Rio Negro) e Luan (Tarumã)
Volantes: Bombado (Fast), Elienai (Rio Negro) e Judá (Princesa)
Meias: Caique (Rio Negro), Max (Fast), Eduardo (Rio Negro), Leandro (Rio Negro), Rivelino (Manaus) Jhony (Rio Negro) e Everton Parintins (Fast)
Atacantes: Maciel (Rio Negro), Patrick (Rio Negro), Caio (Fast), Rafael Renardy (Nacional), Cordeiro (Fast) e Anderley (Fast)
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785