A terceira edição da Copa Carmita Dourado de Judô movimentou o ginásio Bergão, no São Jorge, no último sábado, 17 de agosto, levando ao tatame da competição as novas promessas da modalidade olímpica no Estado. Aproximadamente 400 atletas participaram do evento em todas as classes e categorias de peso do masculino e feminino.
Um dos destaques do campeonato foi Emilly Fernanda dos Santos Furtado, de 16 anos, campeã do feminino Sub-18 na categoria – 48 kg. A medalha de ouro da jovem atleta foi conquistada após duas vitórias e uma derrota, no sistema de disputa melhor de três.
Emilly Fernanda é atleta revelada pela Academia Shogum e conheceu o esporte por meio do projeto Avança Judô. Ela mora no bairro da Aparecida, na região central da cidade, e concilia os treinamentos com os estudos no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.
“Hoje sou bolsista da Shogum, academia que a dona Carmita Dourado ajudou a fundar e manter. Não cheguei a conhecer a homenageada do evento, mas sei que ela foi uma grande Sensei. Eu me sinto bem quando estou no judô, e esqueço os problemas. Minha inspiração são meus próprios colegas quando eles alcançam os objetivos deles e isso me motiva cada vez mais a crescer no esporte”, disse a campeã.
La Salle campeão
Na competição por equipes, o La Salle terminou no topo do pódio, com 30 medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. A Associação Barbosa de Lutas Esportivas (ABLE) terminou em segundo lugar, com 16 ouros, sete pratas e cinco bronzes. A Associação Shogum de Judô foi terceira colocada, com 10 ouros, três pratas e um bronze.
Festival Infantil
A 3ª Copa Carmita Dourado começou com a tradicional apresentação dos atletas do Festival Infantil (3 a 6 anos e 7 a 10 anos). Nessa categoria o pódio foi composto pelas equipes Sonho Infantil, Escola de Lutas e Fort Judô Clube.
Texto e fotos:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-385