A Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com o Governo do Amazonas, lançou na tarde desta sexta-feira, 24 de novembro, na Arena da Amazônia, o Programa Identidade Jovem, mais conhecido como “ID Jovem”. A solenidade de lançamento teve a presença do secretário Nacional de Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, da titular da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer, Janaína Chagas, da deputada estadual Alessandra Campêlo, e do vereador Professor Fransuá.
O ID Jovem garante meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, descontos em viagens interestaduais, além da gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a jovens, de 15 a 29 anos, com renda mensal de até dois salários mínimos.
Segundo o secretário Francisco de Assis, o ID Jovem já era realidade em 24 Estados e chegou ao Amazonas para garantir aos jovens acesso a políticas importantes.
“Nós teremos quase meio milhão de jovens que poderão ser atendidos pela Identidade Jovem no Amazonas. O Norte do País também está sendo visto e assistido pela Secretaria Nacional de Juventude, do Governo Federal. Temos vários benefícios da Identidade Jovem que podem ser utilizados em todo o País. A ideia é fazer com que essa política pública seja uma política de acesso a todos os jovens em todas as regiões do País”, comentou o secretário da SNJ.
Ainda de acordo com Assis, quase 400 mil jovens em todo o Brasil retiraram o documento. Para adquirir o ID Jovem é preciso estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
“Acredito que o principal objetivo, já que é um programa nacional, é não deixar o Amazonas de fora. Apesar da distância que nós temos das outras capitais do Brasil, é importante que a gente entre nos programas nacionais e defenda ainda mais a ampliação desses benefícios para o Estado do Amazonas junto a Secretaria Nacional de Juventude”, comentou a titular da Sejel, Janaina Chagas.
A deputada Alessandra destacou o programa como uma conquista da juventude amazonense. Além disso, ela revelou que o senador Eduardo Braga está destinando uma emenda no valor de R$ 5 milhões do Ministério do Esporte para desenvolvimento do esporte local em várias modalidades.
“O ID Jovem é uma conquista para os nossos jovens que precisam de mais oportunidades na área da cultura, do esporte e do lazer. O PMDB do Amazonas, por meio do senador Eduardo Braga e do nosso mandato na Assembleia, também trabalha para trazer mais recursos para o esporte local”, enfatizou a deputada.
Emissão
A emissão do “ID Jovem” pode ser feita por meio do aplicativo do celular ou pela internet, no site do programa http://idjovem.caixa.gov.br. É necessário ter em mãos o número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão Cidadão, extrato do FGTS e a Carteira de Trabalho.
Texto: Asscom/Sejel e Emanuel Sports
Fotos: Emanuel Mendes Siqueira