Neste domingo, 18 de agosto, a partir das 15h, a Arena da Amazônia, no coração da capital amazonense, recebe a partida de volta entre Manaus FC e Brusque, após o empate por 2 a 2 na ida, em Santa Catarina. Vale o título do Campeonato Brasileiro da Série D de 2019. Um feito inédito para o nosso Estado e a nossa gente. É vencer para se fortalecer como uma cultura. Isso mesmo, senhoras e senhores que acompanham o site www.emanuelsports.com.br , futebol também é cultura. É identidade de um povo!
Os olhos País estarão voltados para a nossa cidade, e não será por um massacre de internos de um presídio, pelo aumento do desmatamento da Floresta Amazônica ou dos índices de violência contra a mulher e feminicídios. Será pelo bom futebol jogado aqui, será pelo fenômeno de popularidade no qual se tornou o Gavião do Norte, que voa alto e enche “até o tucupi” a Arena da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada Rio 2016.
O futebol já resgatou o nosso orgulho. A cidade de Manaus (e o Estado do Amazonas) abraçaram o clube. Entes públicos e privados hoje vestem a camisa do Gavião do Norte, que deixou de ser um time e virou uma causa, uma bandeira.
Quem acompanha o futebol jogado nesta terra tão rica e ao mesmo tempo tão esquecida pelo resto do Brasil sabe a importância do confronto deste domingo. É dia de luta, é dia de vencer com a bola rolando ou nos pênaltis! Final de campeonato não se joga, final de campeonato se ganha. É hora de fazer história!
A campanha do Manaus FC já recolocou o Amazonas no mapa do futebol brasileiro. Estamos na Série C de 2020. Mas queremos mais. Queremos levantar a taça e mostrar o talento do povo amazonense em rede nacional, dentro e fora de campo. Queremos mostrar ao Brasil um novo modelo de gestão e, claro, o futebol “Made in Zona Franca de Manaus”.
E, como dizia Nelson Cavaquinho na canção Juízo Final:
“O Sol há de brilhar mais uma vez
A luz há de chegar aos corações
Do mal será queimada a semente
O amor será eterno novamente
É o Juízo Final
A história do Bem e do Mal
Quero ter olhos pra ver
A maldade desaparecer.”
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Foto de destaque: Chico Batata
Foto interna: Janailton Falcão/Manaus FC