Na preliminar da partida de ida das finais da Copa do Brasil, o Iranduba da Amazônia venceu o Recanto da Criança por 4 a 2 e garantiu a taça do Campeonato Amazonense de Futsal Sub-17 Feminino de forma invicta. O duelo decisivo aconteceu na noite de sexta-feira, 1 de setembro, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus. Com o resultado, o time campeão será o representante do Estado na Taça Brasil da categoria em 2018.
Com a rivalidade acirrada devido às polêmicas de bastidores entre comissões técnicas antes do jogo, os times iniciaram o confronto de maneira elétrica. E o Recanto abriu a contagem aos 9 minutos do primeiro tempo com a camisa 10 Thifany. O Iranduba não perdeu o controle e foi buscar o empate com Rayane Soares, aos 13 minutos. O intervalo virou com igualdade no marcador.
No segundo tempo, porém, o Iranduba foi para cima e marcou mais três gols. Aos 3 minutos, a camisa 11 Thamires decretou a virada. Aos 14, foi a vez da camisa 9 Ana Paula deixar a bola no fundo da rede, ampliando para 3 a 1. O Recanto ainda diminuiu com Beatriz Silva, cobrando pênalti aos 18 minutos. O gol que selou o título do Iranduba foi anotado novamente por Rayana Soares, em contra-ataque mortal quando faltavam 10 segundos para o apito final.
A Federação Amazonense de Futsal (FAFs) também premiou os destaques individuais. Giovanna “Ronaldinha”, do Recanto da Criança, foi artilheira da competição com 13 gols. Ester Moura, do Iranduba, foi eleita a melhor goleira do campeonato Sub-17.
Elencos e arbitragem
Comandado pelo técnico Diego Duarte, o Iranduba foi campeão com Leiliana “Martinha”, Ana Paula, Kellen Cristina, Abigail, Liara Ariany, Letícia Almeida, Kássia Lima, Ester Moura, Gabriela Macedo, Rayane Soares, Letícia Pereira, Thamires Alves e Emily Soares.
O Recanto da Criança, do técnico Reinaldo Thompson, foi vice-campeão amazonense com Ellen Soares, Júlia Souza, Michele Carolina, Beatriz Silva, Thifany Ferreira, Yonara Almeida, Paula Adriana, Flávia Izabelly, Quezia Simone, Giovanna “Ronaldinha” Morais, Letícia Araújo, Evelyn Rodrigues e Ellen Yasmin.
A arbitragem foi conduzida por Genilson Ferreira (1), Andreza Azevedo (2), Amanda Vieira (anotadora) e Herivelton Seixas (cronometrista e representante).
Texto: Emanuel Mendes Siqueira
Fotos: Emanuel Mendes Siqueira e Raiana Barreto