Com quatro vitórias, o venezuelano Juan Hilário, 10, foi um dos destaques individuais da oitava edição do Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional. A competição movimentou o fim de semana esportivo em Manaus neste sábado e domingo, 4 e 5 de setembro, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira.
O jovem é atleta da Equipe 7/CTT (Academia FJ Team), no bairro do São José 2, na zona leste de Manaus. Na manhã de sábado (04/09), o faixa branca disputou a classe 10/11 anos, peso pluma. Ele chamou atenção pelo elevado índice técnico. As quatro vitórias renderam a medalha de ouro.
“Comecei em 2020 e esse é meu terceiro campeonato. No primeiro fui quarto colocado, no segundo terceiro e agora sou campeão. Jiu-jítsu é o esporte que eu amo e nunca vou desistir”, comentou Juan.
A técnica Adriana Prado destacou o trabalho social desenvolvido na academia, inclusive no acolhimento e inclusão de crianças oriundas do fluxo migratório Venezuela/Brasil. O jiu-jítsu é uma importante ferramenta de integração cultural.
“Muitas crianças que vieram da Venezuela treinam na nossa academia e o Juan é um deles. Ele está aprendendo, se desenvolvendo cada vez mais. É um menino dedicado que treina todos os dias, ele, os irmãos e o primo”, disse.
A mãe do campeão, Michele Hernandez, disse que a família chegou a Manaus em 2018 em decorrência da crise humanitária que afetou seu país. A vida nova no Brasil passa pelo tatame, área de lazer do filho fenômeno.
“Na Venezuela eu era professora, e viemos ao Brasil com a esperança de trabalhar e fazer uma vida nova aqui. Hoje meu filho pratica o jiu-jítsu, que é um esporte que melhora a disciplina e facilita até a vida escolar. Somos gratos pela oportunidade”, afirmou Michele.
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Assessoria de Comunicação da FAJJPRO