Cinco jogadoras amazonenses, sendo quatro de Carauari e uma de Barcelos, foram selecionadas para uma temporada de testes no Rio de Janeiro em um núcleo de futebol feminino que aprimora atletas e fornece talentos para o time Sub-17 do Flamengo. A “peneira” aconteceu na manhã deste domingo (29/10) no Centro de Treinamento do projeto social “Atletas com Cristo”, no Tarumã, Zona Oeste de Manaus. A atividade contou com a presença do técnico do time Sub-17 do Flamengo, Felipe Torres, olho clínico na captação de talentos no País.
As “eleitas” são Gabrielly Silva de Souza (atacante, 14 anos), Adrielly da Costa Calixto (zagueira, 15 anos), Caroline Lima da Costa (meia, 16 anos) e Luena Silva de Brito (zagueira, 16 anos), todas vinculadas ao Centro da Juventude de Carauari, programa social que oferta esporte e lazer, cultura e qualificação para crianças, adolescentes e jovens no município. A quinta escolhida é a atacante Onaely Alencar, de 17 anos, revelada numa peneira em Barcelos e morando em Manaus atualmente.
Portas abertas
A seletiva é fruto de parceria entre o projeto social “Atletas com Cristo” e o Flamengo. Em setembro, o assistente técnico Felippe Alexandre dos Santos, do Departamento de Futebol Feminino do Flamengo, já tinha ido a Carauari junto com a coordenação do Atletas com Cristo para observar atletas no município. As 14 meninas que vieram para a seletiva na capital já tinham vencido a primeira etapa do “Big Brother” da bola.
As cinco jogadoras escolhidas pelo técnico Felipe Torres neste domingo, porém, não vão direto para o clube da Gávea. Segundo o treinador rubro-negro e o próprio coordenador do projeto social, Lúcio Silva, elas ainda passarão por nova maratona de treinos físicos, técnicos e táticos no CT do Atletas com Cristo.
Só depois desse processo na capital amazonense é que as cinco joias irão para uma nova etapa de treinamentos num núcleo de futebol feminino no Rio de Janeiro, que lapida talentos para grandes clubes. Conseguir a aprovação na base do Rubro-Negro é a última etapa de uma longa jornada pelo sonho de se tornar atleta profissional de futebol.
“A partir de agora elas se preparam um pouco mais aqui, a gente vai monitorando e na próxima oportunidade elas vão estar indo para um projeto parceiro, para um dos núcleos que é interligado ao clube (Flamengo). Elas vão treinar, competir, se desenvolver, até se qualificarem a ter uma chance para fazer uma avaliação com o elenco. A caminhada é longa”, explicou o técnico Felipe Torres, deixando bem claro como é o processo para as meninas chegarem ao Sub-17 do Mais Querido do Brasil.
Centro da Juventude
Para Beto Oliveira, chefe da delegação de Carauari, a escolha das quatro meninas do município é fruto do investimento do prefeito Bruno Ramalho no esporte. Ele lembrou que o assistente técnico Felippe Alexandre dos Santos, do Departamento de Futebol Feminino do Flamengo, e Lúcio Silva (Atletas com Cristo), além de um representante do Avaí-SC, estiveram no município em setembro para observação de atletas do feminino e do masculino. A semente foi plantada, os frutos começaram a florescer. A colheita é questão de tempo, trabalho físico, técnico e mental, investimento e saber aproveitar as oportunidades, uma vez que as portas estão abertas no Sudeste do País.
“Carauari é a terra do futsal, visto que somos atuais campeões da Série Prata e estamos indo muito bem na Série Ouro, e o futebol de campo é um novo passo que estamos dando na gestão do esporte. A aprovação das nossas quatro meninas em mais uma etapa da seletiva com o técnico do time de futebol Sub-17 Feminino do Flamengo mostra que o trabalho desenvolvido pelo Centro da Juventude de Carauari está no caminho certo”, analisou Beto Oliveira.
Texto e fotos:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Agência Emanuel Sports & Marketing