Os times do Nacional e Penarol fizeram uma apresentação acima da média para um jogo de abertura de Campeonato Amazonense de Futebol Profissional. Neste domingo, 3 de fevereiro, em plena Arena da Amazônia, o representante de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) levou a melhor ao vencer o adversário da capital por 2 a 1, valendo pela primeira rodada do Estadual de 2019.
No primeiro tempo, ambos os times mostraram um bom toque de bola e criaram boas chances de gol. Mas quem abriu a contagem foi o Penarol, aos 46 minutos. O camisa 10 Railson, melhor em campo pelo Leão da Velha Serpa, puxou contra-ataque mortal e deixou Branco sozinho na cara do goleiro André Regly, e o camisa 9 não desperdiçou: 1 a 0 e virada para o intervalo em vantagem.
A equipe mandante veio do vestiário disposta a mudar o panorama. O empate saiu aos 10 minutos, quando Jonas Maia, que entrou no lugar de Fernando Henrique, bateu de fora da área no canto do goleiro Rascifran: Nacional 1×1 Penarol.
Apoiado por sua torcida, o time da Vila Municipal partiu para cima, mas não transformou o domínio do meio de campo em gols. O castigo veio aos 30 minutos, quando Railson recebeu de Fábio Júnior da esquerda, driblou a defesa adversária e bateu no canto esquerdo do goleiro: Penarol 2×1 Nacional. O Leão da capital até que pressionou, mas não teve poder de fogo para empatar.
Situação na tabela
Com os três pontos somados, o Penarol ficou em terceiro lugar na classificação do Amazonense. A liderança é do Princesa do Solimões, que também tem três pontos porque venceu o Rio Negro por 3 a 0, em Manacapuru. O Manaus FC, que venceu o Sul América por 2 a 1, é segundo colocado na tabela.
Na segunda rodada, o Penarol recebe o Princesa em Itacoatiara, domingo, dia 10, às 16h. No mesmo dia, às 15h30, no estádio Carlos Zamith, o Nacional enfrenta o Sul América.
Ficha técnica:
Nacional: André Regly, Bernardo (Israel), Deurick, Jordan e Guilherme; Mineiro, Fernando Henrique (Jonas Maia), Paulo Rossinio e Leandro Bispo; Romarinho e Ray (Victor). Técnico: Aderbal Lana
Penarol: Rascifran, Emerson, Ivan, Thiago Brandão (Marquinhos) e Fábio Júnior; Thayson, Amaral, Alexandre Pinho (Santa Maria) e Railson; Kariri e Branco (Leandrinho). Técnico: Walter Lima
Público: 1.492
Renda: R$ 14.470,00
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785