Do Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, para a consagração internacional. O lutador Jailson Silva, de 16 anos, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Wrestling 2016 na categoria Cadete (15 a 17 anos). A competição acontece em Oaxtepec, no México. O torneio reúne, ainda, atletas da categoria Júnior (18 a 20 anos).
Segundo o professor Anderson Alves, amazonense que é um dos técnicos da delegação brasileira no México, Jailson fez quatro combates no Pan Cadete pela disputa do estilo livre masculino – 55 kg, na última quarta-feira, 09/06. No primeiro duelo, ele perdeu para o representante dos Estados Unidos, que é uma potência mundial no wrestling. Depois, o jovem atleta, que é apelidado de “Jorge Texas”, referência ao bairro de origem, emplacou vitórias sobre os adversários do Chile, Guatemala e México.
“Considero essa medalha um resultado excelente, uma vez que essa é a primeira participação do Jailson num Pan-Americano. Aliás, ele não disputou nem mesmo um Brasileiro”, exaltou Anderson Alves, líder do projeto social Amazonas Club da Luta (ACL), da Zona Norte da capital amazonense.
Jailson é uma das jóias reveladas pelo ACL e ganhou notoriedade nacional a partir da medalha de ouro obtida nos Jogos Escolares da Juventude de 2019, em Blumenau (SC). Foi o passaporte para convocações e o caminho aberto para a glória eterna no Pan do México.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Divulgação