A equipe Guerreiros de Deus – A Grande Colheita, liderada pelo professor Ronaldo Valença, foi a grande campeã da primeira edição da Copa dos Projetos Sociais de Jiu-Jítsu. A competição movimentou a manhã do último domingo, 22 de julho, na quadra de esportes da Escola Municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro, na Vila da Prata, Zona Oeste de Manaus.
Segundo o organizador do campeonato, José Carlos Amorim, o pódio por equipes foi completado pelos projetos Gaditas (Parque São Pedro) e Vila (Santa Etelvina). Aproximadamente 100 atletas participaram do evento inédito no cenário da “arte suave” local.
Menina de talento…
No tatame, a nova geração do esporte mostrou seu valor. Na disputa da faixa azul, Polyana Silva de Moura, 17, levou o primeiro lugar da categoria mais pesada do campeonato. Ele é atleta da equipe Guerreiros de Deus e se divide entre o trabalho como auxiliar administrativa e os treinamentos.
“Escolhi o jiu-jítsu porque é um esporte que tira o lado agressivo das pessoas e também porque sempre gostei de competir e mostrar para as pessoas o meu potencial”, disse Polyana, que agora mira o título da Copa dos Campeões da FAJJE, dia 4 de agosto, no ginásio Bergão. A jovem atleta também concorre ao prêmio de melhor do ano em sua categoria.
Estreia com título…
O faixa branca José Eduardo Santana Lima, 16, era um dos felizes no momento entrega dos troféus. Ele treina na Team Mendes (Dom Pedro), mas pela primeira vez disputou um campeonato oficial.
“Esse foi primeiro campeonato e com muito sucesso. Já treinava, mas não me sentia preparado e hoje fui feliz ao mostrar meu trabalho e vencer as duas lutas, sendo uma por pontos e outra por finalização”, destacou o garoto.
Fazendo a diferença na ZL…
Professores de vários bairros estiveram no ginásio com seus alunos. Foi o caso do faixa preta João Wanderley, líder do CT Zion BJJ (Zumbi 3). A equipe inscreveu cinco atletas e todos voltaram para casa com os troféus personalizados destinados aos destaques.
“Nossa equipe tem quatro anos de funcionamento no Zumbi 3, oferecendo o jiu-jítsu para criançada. Aqui no bairro não tem área de lazer para as crianças, apenas um campo de futebol para os adultos, então resolvi mostrar esse projeto social no meu terreno mesmo, no lado de casa. Se todo mundo pudesse compartilhar um pouco do seu conhecimento com seu próximo a gente teria dias melhores e pessoas melhores”, afirmou Wanderley.
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785