Em tempos de pandemia e enchente histórica, o esporte amazonense também pede socorro urgentemente. É o caso do Abílio Nery Esporte Clube (ANEC), que clama às autoridades estaduais, municipais e iniciativa privada o suporte necessário para representar o Amazonas na 48ª Taça Brasil de Futsal Adulto Masculino – Divisão Especial, que acontece entre 20 e 26 de junho, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.
O grupo pretende viajar com 16 pessoas, sendo 14 atletas e dois profissionais da comissão técnica – Joctã Gonçalves (treinador) e JP Guedes (preparador de goleiros). Até agora somente o Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), estendeu a mão, cedendo cinco passagens aéreas para a competição. O Estado também criou recentemente o Auxílio Emergencial do Esporte, benefício que pode ser acessado pelos atletas com articulação das respectivas federações. Mais três bilhetes foram garantidos por amigos do clube, totalizando oito.
A Prefeitura de Manaus, passados cinco meses da atual administração ainda não reativou a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. Transformar a Semjel em “menina dos olhos” e apoiar as diversas modalidades era um compromisso do prefeito David Almeida (Avante) e, como isso não correu, talvez o Município ainda desconheça a dura realidade pela qual passam clubes e atletas da capital amazonense.
“Falta menos de um mês para a competição e ainda não temos a certeza se teremos todas as passagens para o grupo viajar. Precisamos de apoio, porque lá em Dourados o ANEC vai representar a cidade de Manaus e o futsal do Amazonas”, disse o goleiro Pedro Henrique.
Drama – O presidente do Abílio Nery, Mário Sardinha, tinha até tomado uma decisão que é um misto de amor pelo clube e sacrifício para conseguir as passagens: vender o próprio carro, um Gol geração 5. O dirigente, porém, foi assaltado no Coroado junto com o atleta Diego Almeida na última semana, e teve o automóvel, o celular e outros pertences levados pelos bandidos.
“A situação, que já era ruim, agora piorou depois do assalto do carro do nosso presidente, que é uma pessoa que não mede esforços para fortalecer o nosso clube e nosso futsal. Agradecemos o Governo do Amazonas, pelas passagens já cedidas mesmo diante do quadro de pandemia. Pedimos apoio das pessoas e empresários que queiram ajudar o esporte e vincular suas marcas a um clube campeão”, enfatizou o goleiro.
Investimento – De acordo com o presidente do Abílio Nery, faltam oito passagens para a delegação, o que significa um investimento em torno de R$ 10 a R$ 13 mil, na cotação dos bilhetes até esta sexta-feira, 28/05. É necessário também garantir recursos extras, para despesas que possam ocorrer durante a semana do campeonato. A cidade sediante fica responsável pelo transporte interno, hospedagem e alimentação.
Vencedores – Nas quadras, o ANEC é uma potência reconhecida no cenário local, regional e nacional. São oito títulos no Amazonas, além de grandes participações em edições da Copa Norte e Taça Brasil. Atualmente, o clube conta com apoio da RM Personal (Rogério Mello) e Clínica FísioFuncional (Simone Carneiro).
Os treinos para a Taça Brasil estão acontecendo em dois locais, sempre no período noturno: as segundas-feiras, na quadra da Escola Municipal Professor Waldir Garcia (São Geraldo); e as quartas, sextas-feiras e os sábados na Escola Municipal Thomás Meirelles (Petrópolis).
Programação
48ª Taça Brasil de Clubes de Futsal Adulto Masculino – Divisão Especial
Período: 20 a 26 de junho
Local: Dourados (MS)
Grupo A
Minas Tênis Clube-MG
APAEFS-MS
Brasil Futuro-SP
Passo Fundo-RS
Portuguesa-RJ
Grupo B
Cascavel-PR
Joinville-SC
Abílio Nery-AM
Unidos do Cruzeiro-DF
Juventude-MS
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785