amador

Flamenguista e triatleta, Alesson Henrique rumo ao topo em Santa Catarina

O triatleta amador amazonense Alesson Henrique de Souza, de 38 anos, está nos últimos dias de preparação para mais uma batalha em sua vida esportiva: a Maratona Mizuno Uphill 2017, prevista para 2 de setembro, em Florianópolis (SC).

A prova acontece, segundo Alesson, na Serra do Rastro, e representa uma verdadeira peregrinação no objetivo de superar os próprios limites. A prova será realizada numa estrada com 1.420 metros de altura, mais de 250 curvas e 25 quilômetros de subidas íngremes, curvas fechadas e ar mais rarefeito a cada passada.



Se hoje Alesson é triatleta amador, em 2013 ele viveu o drama de um acidente que quase tirou sua vontade de viver. O esporte, incluindo as corridas de rua e o triathlon, foram os instrumentos para a volta por cima desse amazonense e torcedor do Flamengo.

“Para resumir um pouco da minha história, comecei a correr depois de um acidente sério em que cortei o tendão da perna direita e perdi os movimentos do pé. Depois de três meses do acidente consegui fazer a cirurgia e reconstruir o tendão, recuperando 80% dos movimentos do pé. Foram sete meses de tratamento, 50 pontos na perna e uma cicatriz para o resto da vida”, conta Aleson, emocionado.

O flamenguista disse que começou a correr nos principais eventos de Manaus e, posteriormente, fora do Estado. Uma mudança de vida e superação.
“Deixei para trás os vícios e me dediquei ao esporte. Agora, como coisa do destino, fui sorteado para uma das provas de rua mais difíceis do Brasil, que é a Mizuno Uphill”, conta.

De tão “sinistra”, a prova de Santa Catarina foi batizada nas redes sociais de #RumoAoTopo. Alesson representa o grupo Atletas Doadores, bandeira que usa para alertar para a doação de sangue entre atletas amadores. Ele é treinado pelo professor Mário, líder da Mário Runners, equipe amazonense especializada em provas de longa distância.

“Meu objetivo nessa competição é mostrar que as limitações estão na cabeça das pessoas. Com treino e força de vontade, todos podem chegar ao impossível”, encerrou o campeão no esporte e no jogo da vida.

 

Texto: Emanuel Mendes Siqueira
Fotos: Alesson Henrique (divulgação)

Mais Popular

To Top