O lutador David “Nick” Ruan Lopes de Oliveira, natural do município de Tefé, interior do estado do Amazonas, entrou para a lista de notáveis do esporte como o atleta que aplicou o nocaute mais rápido da história do MMA mundial. A façanha aconteceu durante o Gama Fight Champions (GFC), realizado no último sábado (05/03).
Aos 22 anos, David Nick é competidor do peso mosca (até 57 kg). No evento realizado na quadra de esportes Walter Cabral, em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), ele disputava o GP da categoria, ou seja, precisava vencer dois combates para conquistar o cinturão da divisão.
E logo na primeira apresentação no GFC 1, David Nick conseguiu um nocaute brutal e histórico diante de Dhionata Cacique (RFC Tefé-AM). Uma joelhada voadora que, literalmente, chocou o árbitro central e os juízes laterais. Na contagem oficial revisada, a peleja foi vencida aos 2 segundos do primeiro round. É o nocaute mais rápido do MMA internacional em todos os tempos, superando a marca do canadense Chris Clements, que nocauteou Lautaro Tucas em 3 segundos, no evento TKO 25 em 2006.
Campeão da noite – Depois, David Nick enfrentou ainda uma segunda batalha no evento: a final do GP até 57 kg contra Wallafy de Paulo (Kings Fight Império CT – Manaus/AM), que tinha vencido Jailson Playboy (CT Evolução MMA – Coari/AM) na disputa preliminar. E novamente David Nick fez a festa, vencendo o combate por decisão unânime dos juízes laterais. Apesar da dupla vitória e com direito a recorde mundial, o jovem lutador da equipe Team Gladiadores de Tefé não levou o cinturão para casa, pois ficou 1 kg acima do peso limite da categoria.
“Quero agradecer primeiramente a Deus, sem Ele nada seria possível, e a minha fé que eu mantive ali dentro. A confiança que todos depositaram em mim eu botei lá no octógono. Testei isso aí vendo a luta do Masvidal, que nocauteou no UFC em menos de cinco ou seis segundos, e eu fiz esse feito com menos de quatro, três segundos. Estou muito emocionado, não tenho nem palavras para dizer nem para expressar, porque é um feito histórico isso, já falaram por mim. Estou muito feliz por ter alcançado esse mérito, muito mesmo, de verdade!”, disse David Nick.
Perfil profissional – O histórico profissional de David Nick pode ser conferido no Sherdog, Até o evento do último sábado, ele aparecia no portal que é uma espécie de currículo internacional dos lutadores com uma vitória e três derrotas. Com os bons resultados no Gama Fight Champions, ele agora tem três triunfos na carreira. O atleta informou que ainda falta computar uma vitória obtida na organização NFC.
Recorde anterior – O recorde mundial anterior era do canadense Chris Clements, que nocauteou Lautaro Tucas em 3 segundos, no evento TKO 25 em 2006. Já no Ultimate Fighting, o nocaute mais rápido de todos os tempos foi em 2019, no UFC 239, quando o norte-americano Jorge Masvidal precisou de apenas cinco segundos para apagar, com uma joelhada, seu adversário Ben Askren.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Divulgação/Team Gladiadores de Tefé-AM