A participação do Atlético Bahia Clube, o popular ABC do bairro do São Francisco, Zona Sul de Manaus, na Série Ouro do Campeonato Amazonense de Futsal Adulto Masculino de 2017 é também uma homenagem ao lendário e saudoso professor Waldemar Bahia, fundador da agremiação. Este ano o ABC joga o Estadual da elite da modalidade em parceria com o Caec/Ufam.
Waldemar Baía morreu aos 67 anos em 25 de julho de 2014, em decorrência de um câncer no fígado. O professor foi oito vezes campeão estadual de futsal adulto masculino pelo ABC e, além disso, ajudou a revelar talentos como os atacantes França, ex-Nacional, São Paulo e Seleção Brasileira, e Júnior Negão, ex-Nacional, Corinthians, América-MG e outros clubes.
“Na realidade juntamos um grupo de amigos, alguns já pertenceram ao Bahia em edições anteriores do Campeonato Amazonense, portanto, já possuem uma certeza história com o nosso saudoso Waldemar Baía e nosso intuito é homenageá-lo na Série Ouro deste ano”, destacou Sonny Ferreira, que integra a comissão técnica do Caec/ABC na competição.
Além de Sonny, a comissão conta com profissionais renomados, como Breno Freitas (campeão no Estrela do Norte e Sociedade), Kleiton Pacheco (ex-Manchester City da Compensa), além de dirigentes do próprio bairro do São Francisco, como Emano Pereira e Álvaro Neto, contemporâneos e testemunhas vivas da contribuição de Waldemar Baía ao esporte amazonense.
O elenco do Ceac/ABC contou na primeira rodada com os seguintes atletas: Edilson Rodrigues, Elson Bala, Ítalo Freitas, Leonardo Brandão, Vitor Ruiz, Helrison Thiago, Alissandro “Juninho” Barbosa, Felipe Lemos, Arthur Bruno, Saymon Ruan, Daniel Silva, Hendryo Angelim e Bruno Camargo.
Na estreia, terça-feira, 12 de setembro, o espírito vencedor do fundador do ABC esteve na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira e a equipe superou o Recanto da Criança por 2 a 0, com gols de Juninho e Saymon na etapa complementar.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Divulgação ABC e Emanuel Mendes Siqueira