Saldo positivo. É assim que a Equipe SM do bairro do São José, filial da Nabil, avalia a participação na Copa América de Jiu-Jítsu Esportivo. A competição organizada pela Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Esportivo (FAJJE) reuniu quase 800 atletas neste fim de semana, 10 e 11 de outubro, no ginásio do SESI, no Clube do Trabalhador do Amazonas, em Manaus.
Sob o comando do professor Leonardo Momes, a Equipe SM disputou a competição com oito atletas, obtendo um total de sete medalhas, sendo seis de ouro e uma de bronze (ver a lista dos campeões abaixo). Desempenho significativo, considerando que esse foi o primeiro campeonato oficial do qual a academia entrou no tatame após a retomada dos treinamentos em razão da pandemia do novo coronavírus.
Luta pelo social – Criado há dez anos, e atualmente mantido pela união dos professores Leonardo Momes e Eduardo Spencer (daí o nome SM) o projeto social atende crianças, adolescentes e jovens do bairro do São José. Localizada na Rua Roraima, número 292, a academia funciona na casa de Leonardo, que é faixa preta de jiu-jítsu e também tem experiência no judô.
“A gente começou com placas emprestadas (do judô), depois de um tempo a gente conseguiu comprar o nosso próprio tatame. Recebemos muitos não, então corremos atrás de comprar uma lona para fazer o nosso próprio tatame. Não vivemos disso, pois temos os nossos próprios trabalhos e muitas vezes ajudamos os nossos alunos a participar dos campeonatos”, explicou Leonardo Momes.
Os destaques da SM na competição:
Leonardo Momes, faixa preta leve máster 1 (ouro Gi)
Layza Rodrigues, faixa roxa adulto pena (ouro Gi e No Gi)
Maria Gabriela, faixa azul adulto pena (ouro Gi)
Kêyra Anabel de Souza, faixa azul juvenil leve (ouro Gi)
Emille, faixa azul super pesado máster 1 (ouro Gi)
Calos Eduardo Gomes, faixa laranja 12/13 anos pena (bronze Gi)
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785