Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 17, o prefeito eleito de Manaus, David Almeida, prometeu investir pesado no esporte comunitário com objetivo de tirar a juventude da influência do tráfico de drogas nos bairros e nas comunidades. Um dos primeiros compromissos assumidos ainda durante a campanha foi a recriação da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Semjel), extinta na gestão de Arthur Neto.
David também vai trabalhar em parceria com o Governo Federal para implantar em Manaus um total de 100 núcleos do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC). A preocupação do prefeito eleito é trabalhar o esporte como prevenção à saúde, com objetivo de minimizar os danos causados às famílias pelos traficantes.
“Em Manaus não temos secretaria de esportes estadual nem municipal. Hoje quem faz o esporte nas comunidades todo mundo sabe: são os traficantes. Nós vamos recuperar essas áreas de domínio. Esses caras conseguiram dando uma bola, um equipamento. Nós vamos ocupar essas áreas com 100 núcleos do PELC”, assegurando David, que vai buscar apoio da bancada federal para executar esse projeto.
O prefeito eleito, que tem histórico de apoio a diferentes modalidades e atletas, e também vive o dia da comunidade esportiva por ser praticante da corrida de rua, assegurou que vai transformar a cidade no que diz respeito a essa área tão importante.
“Vou trazer de volta a Copa dos Bairros (futebol de campo, futsal, vôlei e basquete). Eu sou fruto de políticas públicas da juventude dentro do bairro, na comunidade, e eu sei como isso funciona. A gente tem muita gente aqui que pode ajudar”, afirmou David.
Presentes na coletiva estavam personalidades ligadas ao esporte. Era o caso do vereador eleito Allan, do PSC, além dos ex-secretários Janjão (Seje) e Fabrício Lima (Semjel e Sejel), além de candidatos a vereador não eleitos, como Raiderson Teco (Zona Norte) e Roberto Dinamite (Zona Sul).
“Vou recriar a Secretaria (Municipal) de Esportes. Não tem uma liga desportiva que não vai receber as suas 30 bolas por ano, seus equipamentos. Allan (vereador eleito), as academias de jiu-jítsu todo mundo vai receber tatame. O Estado tem que ocupar esses espaços”, garantiu o novo prefeito de Manaus.
Com coragem, David relatou a experiência que muitas autoridades e políticos enfrentam: a dificuldade de acessar áreas “vermelhas”, ou seja, bairros ou comunidades dominados pelo narcotráfico. Pela fala de Almeida, a cidade ganhou um administrador que vai encarar o problema sem medo, investindo na prevenção às drogas, atacando a causa e não o efeito.
“Na eleição, eu cheguei a lugares que, mesmo com segurança, a gente não podia entrar. A gente sabe o que está acontecendo, mas para falar tem que ter coragem. A ausência do Estado, de políticas públicas, faz com isso que isso aconteça”, concluiu David.
Na mesma coletiva, David anunciou novos nomes para o seu secretariado.
A lista de novos secretários municipais:
Casa Civil: TADEU DE SOUZA SILVA – Advogado procurador do Estado
Secretaria Mun de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc): RENATO FROTA MAGALHÃES – 1º secretario estadual do Avante e ex- permissionário da Feira Manaus Moderna
Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp): SABÁ REIS – ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado
Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi): RADYR GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR – Ex-secretário adjunto da Casa Civil e ex-secretário de projetos especiais do Governo
Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom): EMERSON QUARESMA – Jornalista
Anunciados anteriormente:
Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef): LUIZ GONZAGA – auditor fiscal de tributos estaduais da Sefaz-Am
Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): MARCOS ROTTA – vice-prefeito eleito de Manaus
Texto: Emanuel Mendes Siqueira
Fotos: Assessoria David Almeida