lutas

Cosmo Dias: ‘lutar é minha sina’

Aos 58 anos, o faixa preta Cosmo Dias foi um dos grandes nomes da Copa Osvaldo Alves de Jiu-Jítsu 2019, iniciada neste sábado, 15 de junho, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus. O ícone da equipe Nova União e atualmente representando a Kimura disputou a competição No Gi no Absoluto Máster 4.

Depois de finalizar dois adversários, a lenda enfrentou Maique Pinheiro (Monteiro), de 47 anos, na decisão e perdeu por apenas um ponto. Cosmo estava em desvantagem e buscou a virada nos minutos finais do combate, e se disse injustiçado pela arbitragem que não teria marcado pelo menos três vantagens a seu favor.

“Sou do Máster 6, mas disputei o Máster 4, ou seja, duas categorias acima. Enfrentei um adversário bem mais novo. Sempre busco participar dos campeonatos, lutar é minha sina, não importa a idade do outro lado. A competição foi boa, mas a arbitragem precisa melhorar. Eles têm que estudar mais e ter uma visão do que está acontecendo dentro do campeonato”, comentou o veterano.

Maique Pinheiro, o campeão do Absoluto Preta Máster 4, mostrou total respeito com a lenda dos tatames e não quis polêmica. Apenas comentou sobre a luta em si. Para ele, que é discípulo de Guto Monteiro, o título foi decidido na estratégia.

“Ele é um senhor duro, técnico, faixa coral, tem que respeitar. Ele é um incentivo para eu continuar aqui. A gente se machuca, pensa em parar e olha para o seu Cosmo e ver ele firme e forte lutando com a galera mais jovem. Ele é um ícone e tem que ser homenageado sempre. Fiz uma luta estratégica e bem técnica, pois ele vinha de duas finalizações. A vitória foi suada”, disse Maique, que é empresário do ramo de embalagens plásticas.

 

Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

Mais Popular

To Top