Realizada pela Federação Amazonense de Fisiculturismo, Musculação e Fitness (FAFMF), a 17ª edição da Copa Manaus de Fisiculturismo e Fitness reuniu grandes atletas na competição que ocorreu no último sábado (30/10). Chancelada pela Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (IFBB), a competição aconteceu no Teatro Manauara, localizado na Avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, e foi marcada pela superação dos atletas.
Entre as campeãs, destaca-se a atleta Tailândia Silva, 29, que conquistou o título da categoria Wellness Sênior até 1,58m, além do troféu de Melhor da Noite (Overall). Tailândia conta que não foi fácil chegar à competição por problemas de saúde com o marido, mas que recebeu uma excelente assistência de seus médicos nutricionistas e foi possível subir ao palco, com somente três semanas de preparação, o que lhe garantiu os títulos da noite.
“Esse título significa para mim superação de vida, pois, às vezes, pensamos em desistir de algo que queremos por haver vários obstáculos, porém, a vida é feita de superações para conquistar o que queremos. Precisei passar por alguns obstáculos, tipo com o meu marido internado dias antes da competição, mas pude contar com a ajuda dos meus nutricionistas e, graças a Deus e a minha equipe, foi possível participar da Copa Manaus e ainda voltar para casa com esses títulos. Agora é dar continuidade aos trabalhos, na expectativa de um Campeonato Brasileiro talvez. Gratidão a Deus por tudo”, comentou.
Com um currículo repleto de títulos, entre eles o de vice-campeão brasileiro, Top 2 Brasil Internacional e Top 3 Sul-Americano, o atleta Aderbal Junior, 40, conquistou mais um nesta edição da Copa, o de campeão da categoria Bodybuilding até 80kg. Mas o Overall ele almejava há muito tempo, e dessa vez, ele levou o troféu para casa.
“Estou no fisiculturismo desde 2017 e de lá para cá, já temos algumas histórias para contar que vão desde títulos nacionais a internacionais. Atualmente estou numa categoria acima da minha, pois sempre disputei até 70 quilos, mas dessa vez competi até 80. Esse é o meu primeiro Overall conquistado. Eu já havia disputado, mas nunca havia ganhado. Finalizo a competição com o sentimento de gratidão a Deus e de dever cumprido, pois era o único título que eu não tinha”, falou Aderbal.
Para o presidente da federação, José Carlos Vieira, a instituição fecha o calendário de competições cumprindo com as suas atividades e, mesmo diante do ano atípico, foi possível levar o melhor aos atletas.
“O mundo inteiro vem superando a pandemia, e nós, como federação, também nos propomos a dar o melhor para que o nosso esporte superasse também esse quadro. A Copa Manaus, que é um resgate da história do fisiculturismo, fecha nosso calendário de competições em 2021, e nós acreditamos que cumprimos com o nosso dever. A partir de agora vamos pensar em prestar ainda melhores serviços aos nossos atletas no que tange inclusive a organização das competições”, concluiu o dirigente.
Texto: Erleilson Brito/Assessoria
Fotos: Kiko Sanches