No primeiro jogo das quartas de final da Taça Amazônica de Handebol 2023 na categoria Adulto Masculino, o Carajás, representante do município de Parauapebas (Pará), superou a equipe da Associação Itacoatiarense-AM por 41 a 34. A partida aconteceu na manhã desta quinta-feira (07/09), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus. O clube paraense luta pelo bicampeonato da competição regional.
Classificado às semifinais, o Carajás-PA aguarda o fechamento da rodada para conhecer o próximo adversário, que sai do confronto entre 3A/Uninorte/Rio Negro e Ariquemes/Funcet-RO. As semifinais acontecem nesta sexta-feira (08/09), às 17h30 (primeiro jogo) e 20h30 (segundo jogo).
Com três vitórias seguidas e sobrando na parte técnica, tática e física, o time paraense é comandado pelo técnico Gilberto Portilho Júnior, que comentou sobre a vitória que assegurou a classificação às semifinais da Conferência Norte da Liga Nacional de Handebol.
“A gente se preparou para a competição, pois a gente tem os nosso objetivos. A gente conseguiu fazer uma boa partida, alguns momentos de oscilação, mas o importante é que o resultado final foi positivo”, disse o treinador.
Apoio público e privado
O Carajás Handebol é um clube que conta com apoio do Governo do Pará (Seel, secretário Cássio Andrade) e da Prefeitura de Parauapebas, da empresa Fibralink, além de ser filiado ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
É justamente a soma de esforços públicos e privados que vem potencializando os resultados do clube no cenário nacional de alto rendimento. O Carajás foi terceiro colocado na Liga Nacional de 2020 (ano de início da pandemia da Covid-19). O estado do Pará foi campeão da Taça Amazônica de Handebol Masculino no ano passado, justamente com o Carajás.
“O Carajás Handebol é um projeto que já existe há alguns anos no estado do Pará e que vem se destacando no cenário nacional graças ao apoio da Fibralink e outras de empresas de Parauapebas. Contamos também com a Prefeitura de Parauapebas e Governo do Estado e nessa nova fase estamos investindo na base para formar atletas no próprio clube”, explicou o comandante da equipe paraense.
Apoiadores
A Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM) conta com os seguintes apoiadores na Taça Amazônica 2023: Governo do Amazonas (Sedel), Prefeitura de Manaus (Fundação Manaus Esporte), deputada estadual Alessandra Campelo, vereador Allan Campelo, Universidade Nilton Lins, Emanuel Sports & Marketing (assessoria de imprensa), Kempa (bolas oficiais), Dale Hand (cola para handebol) e Dr. Guaraná Energy Shot.
Resultados das quartas de final – 7 de setembro
Carajás-PA 41×34 Itacoatiarense-AM
14h30 – Zezão-AM x Manauense-AM
17h30 – 3A/Uninorte/Rio Negro-AM x Ariquemes/Funcet-RO
20h30 – Nilton Lins-AM x HCM/Unip/Manauara-AM
Assessoria de Imprensa da Liga de Handebol do Amazonas:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Agência Emanuel Sports & Marketing