Uma modalidade olímpica em busca de visibilidade no maior estado do Brasil. Esse é o recado que os atletas que vão disputar o Campeonato Amazonense de Levantamento de Pesos querem dar neste sábado (08/04). O estadual da modalidade acontece na academia de crossfit CFV – Rua Maceió, 253, no Vieiralves, Zona Centro-Sul de Manaus, a partir das 9h. O evento tem chancela e apoio da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), entidade filiada ao Comitê Olímpíco Brasileiro (COB).
“O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica e, apesar disso, ainda engatinha no estado. A federação tem muita dificuldade, mas graças a essa parceria com a CFV, que tem uma excelente estrutura, vamos realizar o Amazonense de 2023. Queremos dar visibilidade, divulgar e massificar esse esporte para descobrir novos atletas e novos talentos”, disse Francisco Ventilari, presidente da Federação Amazonense de Peso Olímpico (FALO).
Segundo o dirigente, aproximadamente 60 atletas vão disputar o estadual de levantamento de pesos em quatro faixas etárias: Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Adulto. A competição de sábado também serve como seletiva para o Campeonato Brasileiro Adulto, que acontecerá no período de 24 a 27 de maio, em Belo Horizonte (MG). A etapa nacional é classificatória para o Pan-Americano e o Mundial da modalidade.
O Campeonato Amazonense de Levantamento de Pesos é disputado em cinco categorias femininas (49 kg, 59 kg, 71 kg, 81 kg e + 81 kg) e cinco masculinas (61 kg, 73 kg, 89 kg, 102 kg e + 102 kg). No sábado (08/04), a pesagem começa às 9h e as disputas a partir das 10h.
“Pouca gente sabe, mas o Amazonas está entre as três maiores forças do Brasil. Ano passado, por exemplo, ficamos em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Adulto. A intenção então é trazer mais atletas para fazer o nosso crescer cada vez mais”, enfatizou Ventilari.
História – O levantamento de peso entrou no programa olímpico desde o início da era moderna. Em Atenas-1896, a disputa ainda não era dividida entre categorias de peso. Isso ocorreu pela primeira vez nos Jogos da Antuérpia-1920. As mulheres só começaram a competir nas Olimpíadas de Sydney-2000.
Representatividade – A Federação Amazonense de Levantamento de Peso Olímpico (FALO) é uma das entidades de administração do desporto filiadas à recém-criada Associação das Federações Olímpicas do Amazonas (AFOAM), que é presidida pelo professor Waldeci Silva, ex-atleta amazonense de luta olímpica que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos RIO 2007.
Assessoria de Imprensa:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Divulgação