Em sua oitava participação numa competição internacional, o amazonense Bryan Oliveira, 20, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Wrestling 2021 na classe Júnior (18 a 20 anos). O torneio aconteceu em Oaxtepec, México, no período de 09 a 13 de junho.
Atleta jovem e com muita experiência no tapete, Bryan colhe os frutos de uma carreira iniciada ainda aos nove anos. O guerreiro já foi ouro e prata no Sul-Americano, além de ter enfileirado títulos em nível escolar e brasileiro. Também foi à seletiva pré-olímpica do Canadá 2020, onde ficou a uma vitória de garantir a vaga com o Time Brasil nos Jogos de Tóquio na classe Sênior até 57 kg. Em termos de Pan, essa foi a quinta participação do amazonense e o primeiro pódio.
“Foram quatro anos seguidos representando o Brasil no Pan e desta vez eu conquistei a minha primeira medalha. Isso foi muito importante para mim porque significa que estamos mais perto de conquistar o Pan-Americano e se tornar o melhor atleta das Américas”, disse o atleta revelado no projeto social Amazonas Club da Luta (ACL) e atualmente representando o Manaus FC.
Sobre a competição – Bryan estreou na categoria não olímpica até 61 kg contra o norte-americano Carter Young e foi batido por superioridade técnica (10 a 0). Como Young seguiu para a disputa da medalha de ouro, Oliveira retornou para disputa do bronze contra o paraguaio Eduardo Leon. O amazonense precisou de apenas 15 segundo para encostar o oponente e conquistar o terceiro lugar para o para o Brasil. Pódio e bronze valioso.
Próximos desafios – De volta à terra natal, Bryan mira novas conquistas. O lutador, que cursa o terceiro período da faculdade como bolsista 100% da Uninorte, ainda vai disputar os Jogos Universitários Brasileiros em outubro e o Campeonato Brasileiro Júnior em dezembro.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Divulgação