O boxeador Iury Kauã da Silva Reges, nascido em Boa Vista e radicado em Manaus desde os oito anos, conquistou a medalha de ouro da categoria até 63 kg nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que acontecem em Santiago, no Chile. A final aconteceu nesta quarta-feira. 4 de outubro. É uma façanha inédita, pois essa é a primeira vez que um atleta que compete pelo Amazonas fatura um sul-americano de boxe, que é uma modalidade olímpica.
Na disputa do título, o boxeador que mora na Vila Olímpica de Manaus venceu o venezuelano Deiver Avila por decisão dividida – na fase classificatória, ele tinha superado um representante do Equador e outro do Peru por decisão unânime.
O atleta de apenas 16 anos é treinado pelo professor Carlos Fiola, responsável por manter vivo o projeto do boxe de alto rendimento no Estado. A promessa também recebe acompanhamento do amigo João Leno Soares, boxeador e acadêmico do quarto período do curso de Educação Física na Fametro.
Em tom de desabafo, o professor de Iury agradeceu os apoiadores, como os seus alunos da Cia Athletica (Studio 5) e a Secretaria de Estado da Juventude Desporto e Lazer (Sejel), mas revelou também em postagem na rede social Facebook a chocante realidade dos atletas amazonenses.
“Mesmo esse projeto tendo todas as dificuldades, sem ringue, sem luvas, sem saco de pancadas para bater, sem corda nem espelho, sempre falei que iria mostrar que um bom professor não precisa de nada, só talento e amor no que faz. Hoje o Iury se tornou o novo campeão sul-americano dos Jogos da Juventude na categoria 63 kg cadete”, postou Carlos Fiola.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira
Foto de destaque: Wander Roberto/Exemplus/COB
Foto 2: Divulgação/CCBoxe