lutas

Babá da Cachoeirinha e feirante do Jorge Teixeira se destacam na BJJ Cup Pro 2024

Ser mulher no esporte é, antes de tudo, um ato de coragem. E coragem foi algo que não faltou para as jovens lutadoras Juliana Thauana e Raíssa Soares, medalhistas de ouro e prata, respectivamente, na competição com quimono Azul Meio Pesado na BJJ Cup Pro 2024, evento de jiu-jítsu Gi e No Gi realizado no último sábado (20/07), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus.

Juliana Thauana, de 18 anos, se divide os estudos do 3º ano do Ensino Médio, os treinos na equipe de jiu-jítsu Ministério Esportes com Jesus (Cachoeirinha) e o trabalho como babá. Ela pratica a modalidade há cinco anos, parou por uma temporada e está, com muito empenho, voltando aos bons tempos no esporte. A medalha de ouro é a prova disso.

“É uma rotina muito legal. Estudo integral no CETI Gilberto Mestrinho (ensino médio bilíngue), chegou em casa e descanso um pouquinho e depois vou direto para a academia. E ainda dá tempo de trabalhar como babá de duas crianças à noite, depois do treino. Essa é a minha vida”, disse a medalhista de ouro, sorridente com o desempenho na BJJ Cup.

A oponente medalhista de prata na competição é outra jovem que não desanima diante das dificuldades da vida e do esporte. Raíssa Soares, de 19 anos, é feirante na conhecida Feira da Bola do Produtor, no coração da Zona Leste de Manaus. Entre sacas de goma, tapioca e queijo coalho, iguarias típicas da nossa região, a menina mantém o foco no trabalho e o pensamento nos treinos noturnas da “arte suave”. São quase oito anos no esporte – ela é atleta da equipe Denis Fight (filial da GF Team, no Jorge Teixeira).

“Sou feirante e trabalho na Banca do João, a primeira na Feira do Produtor, onde vende goma, queijo, tapioca e outros produtos regionais. Todo dia é trabalho e treino, trabalho e treino. É cansativo, pois saio de casa às 4h30 da manhã e só volto às 5h da tarde, e o treino na academia começa às 8h da noite e vai até as 10h . É um aprendizado diário e, sobre o resultado da competição, faz parte da vida: um dia a gente está por cima, outro está por baixo. Agora é só treinar, corrigir os erros e voltar mais forte”, disse Raíssa, ciente que dias melhores virão.

Destaques

Organizada pela Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (FAJJPRO), a BJJ Cup 2024 reuniu 1.300 atletas de academias, associações e projetos sociais da capital e interior do estado. Segundo o presidente da entidade, Fernando Barros, esse foi o terceiro evento do calendário da FAJJPRO na temporada. A competição contou pontos no ranking que aponta os melhores atletas e as melhores academias do ano.

 

Classificação por equipes:

1º lugar: Nabil JJ

2º lugar: Ivo Neto/Esporte na Periferia

3º lugar: Jovens Embaixadores

4º lugar: Club Pina

5º lugar: GF Team

 

Observação: o destaque da BJJ Cup foi o projeto social Jovens Embaixadores, que pela primeira vez chegou entre as três melhores academias do estado.

 

Texto e fotos:

Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

Siga o Instagram:

@emanuel_sports

Mais Popular

To Top