A feijoada deu caldo, literalmente. Após se “virar nos 30” e vender a conhecida iguaria para bancar a passagem aérea para a disputa do Trials de Wrestling 2019, o amazonense Daniel Alves, 20, conquistou vaga na seleção brasileira e vai disputar o Campeonato Pan-Americano Sênior da modalidade, no mês de abril, em Buenos Aires, Argentina. A seletiva aconteceu no último fim de semana, 19 e 20 de janeiro, na Arena 2 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
Daniel Alves competiu na categoria até 57 kg do Estilo Livre Masculino. Para garantir presença no time titular nacional, ele fez cinco lutas e venceu todos os adversários por superioridade técnica. Sem muita mídia e “caladinho”, o sinistro guerreiro do Amazonas deu uma espécie de resposta dentro do tapete contra o descaso oficial. Para quem não sabe, Daniel e seu companheiro de treino, Fábio Mota Santos Júnior, precisaram vender uma cota de 100 feijoadas na semana anterior à competição para viabilizar a viagem de ida à Cidade Maravilhosa.
“Estou feliz pelo meu desempenho, pelo resultado, pela classificação, mas eu e o Fábio ainda estamos devendo R$ 1.350,00 do trecho de ida da passagem aérea. O que arrecadamos com a ajuda dos nossos amigos que fizeram a feijoada só deu para pagar uma parte do valor total da ida. Viajamos na cara e na coragem em busca do nosso sonho, para representar o esporte do nosso Estado. Ainda estamos devendo o cartão de crédito e precisamos de apoio para quitar essa dívida”, disse Daniel.
Fábio também fez bonito na competição. Ele competiu na categoria até 125 kg e só perdeu a decisão para o gigante Antoine Jaoude. O lutador de 22 anos promete que vai continuar treinando forte e trabalhando cada vez mais para realizar o sonho de ir aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
“Apesar das dificuldades, mostramos a nossa força no Trials. Particularmente vou tentar baixar de categoria, lutar na até 97 kg já a partir do Campeonato Brasileiro Sênior (maio). O sonho vai continuar e esperamos que as autoridades nos ajudem para valer”, comentou Fábio Júnior.
Sejel liberou a volta
Ralação à parte, a dupla conseguiu ao menos o trecho de volta da passagem aérea. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude (Sejel), liberou os dois bilhetes de retorno quando os atletas já estavam no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, 21, eles foram à sede do órgão com o presidente da federação local, Waldeci Silva, e prestaram contas da conquista ao secretário Caio André.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Divulgação e Mauro Neto/Sejel