Sem cheirinho na base. Neste sábado, 10 de novembro, no estádio da Gávea, o Flamengo conquistou o título do Campeonato Carioca de 2018 ao vencer o Fluminense por 4 a 3 nos pênaltis após derrota por 2 a 1 no tempo regulamentar – no duelo de ida, o Urubu venceu o Tricolor das Laranjeiras pelo mesmo placar. O volante amazonense Ryan Matheus é um dos atletas que levantou a taça no elenco do rubro-negro do Rio de Janeiro.
Ex-morador do bairro Ouro Verde, Zona Leste de Manaus, Ryan Matheus Andrade tem 15 anos e deu os primeiros chutes no Clube do Trabalhador do Amazonas (SESI, Aleixo). Depois, ganhou bolsa e foi mostrar seu talento no time de futsal do Recanto da Criança. Brilhou na terra natal, onde foi campeão de competições oficiais e amadoras.
De acordo com olheiro Paulinho Nascimento, Ryan, a mãe e o irmão mais novo foram “na cara e na coragem” tentar a sorte no Rio de Janeiro. Inicialmente em Xerém, sede do clube Tigres do Brasil.
“Ryan foi um dos destaques da equipe e o levei para uma avaliação no Palmeiras. Ele foi muito bem, mas por opção do treinador Lucas não ficou no clube paulista. Aí veio o Flamengo, falei com técnico Mário Jorge e o coordenador Luiz Carlos. Ryan foi avaliado, agradou e ficou no Rubro-Negro”, conta Paulinho, cheio de orgulho.
Segundo o agente, a revelação amazonense hoje mora na Cidade Maravilhosa. Estuda e tem contrato de formação com o Flamengo.
“Aonde ele vai, leva o nome da cidade de Manaus como inspiração”, concluiu Paulinho.
A partida
O Fluminense abriu o placar aos 24 minutos, em finalização de Eduardo de dentro da área. Aos 36 minutos, o Tricolor ampliou, com Miguel Martins.
No final da primeira etapa, Ryan Luka subiu mais do que a zaga adversária e cabeceou bonito para fazer o primeiro gol do Mais Querido na Gávea, se consolidando ainda mais na artilharia da categoria na temporada 2018, com 29 gols.
Heróis rubro-negros
Vieram, então, os pênaltis. E mais uma vez, como havia acontecido na final da Nike Premier Cup no primeiro semestre, o paredão Christian se agigantou, pegou a cobrança de Matheus Martins e viu Joilson chutar para fora. Pedrinho, filho do ex-jogador Beto, cobrou com categoria a última penalidade rubro-negra e aí foi só partir para o abraço. Foi o nono título estadual do Flamengo na categoria Sub-15, que chega ao final da temporada 2018 com números que chamam a atenção.
Máquina de fazer gols
Além dos títulos do Campeonato Estadual e da Nike Premier Cup, a categoria marcou impressionantes 135 gols na temporada, e sofreu apenas 35, ficando com um saldo positivo de incríveis 100 gols. O artilheiro rubro-negro foi o centroavante Ryan Luka, que marcou seu 29º gol na final contra o Fluminense. Logo em seguida aparece o atacante João Pedro, com 23 gols.
Ficha técnica do campeão:
Flamengo: Christian, Samuel, Diego, Kaiky, Richard; Jorge, Daniel Campos (Leonardo), Victor Hugo (Ryan Matheus); Oliveira (Pedrinho), João Pedro (Werton) e Ryan Luka. Treinador: Mário Jorge.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Apoio: Assessoria de Imprensa do Flamengo
Fotos: Valdir Santiago/Staff Images/Flamengo e Divulgação (Ryan Matheus)