Um bom resultado na terra dos hermanos. O amazonense Daniel Alves, 22, conquistou terminou na quinta colocação na disputa do estilo livre masculino até 57 kg durante o Campeonato Pan-Americano Sênior de Wrestling 2019, encerrado neste domingo, 21 de abril, em Buenos Aires, na Argentina. O desempenho no evento garantiu o manauara na seleção brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de Lima, em agosto, no Peru.
Atleta do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), Daniel estreou em um combate com bastantes pontos diante do colombiano Oscar Urbano, vencido pelo adversário por 10 a 6. Como Urbano avançou até a final, o amazonense foi à repescagem e seguiu com chances de conquistar a vaga nos Jogos de Lima. Na repescagem, Daniel venceu o mexicano Roberto Blanco, que se machucou e não pôde subir ao tapete.
Daniel foi para disputa da medalha de bronze contra o venezuelano Pedro Rodriguez. O brasileiro resistiu ao primeiro round, mas acabou batido por superioridade técnica (10 a 0). O quinto lugar de Daniel garantiu mais uma vaga para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.
Daniel viajou para a competição com passagem cedida pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).
Tudo começou na feijoada…
No começo do ano, o hoje medalhista de bronze precisou organizar uma feijoada para custear sua viagem para o Rio de Janeiro em companhia do lutador Fábio Júnior para a disputa do Trials de Wrestling, que valia como seletiva para o Pan da Argentina. Na ocasião, os atletas receberam apoio da deputada estadual Alessandra Campêlo, do deputado federal Marcelo Ramos e da assessoria Emanuel Sports & Marketing.
Balanço positivo
De acordo com a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), a delegação nacional encerrou o Pan-Americano da Argentina com oito medalhas conquistadas: quatro no estilo greco-romano, Joilson Júnior bronze até 67kg, Kenedy Pedrosa até 72kg (amazonense que atualmente treina e mora no Rio de Janeiro) e Sargis Khachatryan até 55kg ficaram com a medalha de prata e Adil Hendresson com o bronze até 83kg. No wrestling feminino, Karoline Santana amealhou o bronze até 59kg; Grabriela Rocha também levou o terceiro lugar até 65kg e Lais Nunes foi medalhista de ouro até 62kg. No estilo livre, Antoine Jaoude levou a medalha de bronze até 125kg.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Foto: Mauro Neto/Sejel