O Amazonas conquistou 10 medalhas, sendo quatro de prata e seis de bronze nas modalidades natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia, durante os Jogos Escolares da Juventude – Natal 2018. A delegação amazonense tem, nesta primeira fase, 41 participantes, entre atletas e comissão. O grupo recebeu apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Duas medalhas de pratas vieram do vôlei de praia. Raissa Dias e Thalyta Silva, do Recanto da Criança, asseguraram a segunda colocação na competição, assim como Mateus Rodrigues e Diego Wendell, da Nilton Lins, que venceram todos os jogos por dois sets a 0, sendo derrotados somente na final. Para o técnico das duplas, Harlei Barroncas, os atletas são de alto nível, competiram muito bem e têm futuro na modalidade.
“Ambas as duplas fizeram uma ótima campanha. As meninas perderam para o Rio Grande do Sul nas classificatórias, mas nas quartas de final se superaram, vencendo as algozes. Os meninos vieram de uma invencibilidade no campeonato e só foram parados na final. Nossa equipe masculina é muito boa: o Mateus tem muito potencial e é seu último ano, o Wendell que ainda tem mais um ano escolar e pode tentar o ouro ano que vem. Já as meninas jogam muito bem e, apesar de 2018 ser o último ano delas na competição, se continuarem se dedicando, vão se dar muito bem no vôlei ainda”, afirmou o renomado professor.
Outra conquista amazonense foi na modalidade tênis de mesa. Foram dois bronzes, por equipe mista e individual, e uma prata na categoria por equipe. Destaque no esporte, André Murchie, de 16 anos, alcançou um grande feito e medalhou em todas as categorias. Ao todo, o atleta já possui em seu currículo um ouro, uma prata e sete bronzes, totalizando nove medalhas nos JEJs.
Xadrez – Quem também garantiu uma medalha para o Amazonas foi a enxadrista Vitória Aparecida, de 16 anos, aluna do Colégio Militar da Polícia Militar II. A atleta enfrentou cinco oponentes de diferentes Estado brasileiros, vencendo três partidas e empatando as outras duas, totalizando quatro pontos. Com isso, ela garantiu uma medalha de prata e somou mais uma conquista para o Estado, na competição.
Avaliação – O chefe da delegação amazonense, Egídio Pinto, fez uma avaliação e disse que a atuação do elenco foi excelente. “A avaliação que a gente faz da participação do Amazonas nesta fase final dos JEJs é uma das melhores. Na primeira semana de disputa, com seis modalidades, o Amazonas participou em cinco e obteve 10 medalhas. Vale lembrar que em 2018, a competição vem com um novo formato, fazendo com que as divisões não mais existam e sejam únicas. Com isso, o nível técnico se elevou, enfrentamos os Estados considerados os mais fortes, e nos saímos muito bem”, concluiu.
Segunda fase – A próxima fase da competição começou no sábado (17/11), nas modalidades atletismo, voleibol, futsal e badminton. O Amazonas se fortalece para esta nova etapa e agora, 127 pessoas irão compor a delegação. O evento segue até o dia 25 de novembro, em Natal, com a participação de todos os demais Estados brasileiros, juntamente com o Distrito Federal.
Texto: Asscom/Sejel – edição Emanuel Sports
Fotos: Mauro Neto/Sejel