futebol

AM de Futebol Feminino esvaziado: apenas cinco inscritos

No Amazonas que arrasta multidões para os estádios em competições nacionais com as meninas do Iranduba, o Estadual de Futebol Feminino de 2017 tem a marca do esvaziamento. Apenas cinco clubes confirmaram participação, segundo informou na tarde desta segunda-feira, 4 de setembro, a Federação Amazonense de Futebol (FAF). O número, entretanto, pode ser reduzido para modestos quatro “corajosos investidores”.

O hexacampeão estadual Iranduba, além de São Raimundo, Nacional, Penarol de Itacoatiara e o novato 3 B da Amazônia, do empresário Bosco Brasil Bindá, são os times confirmados no campeonato. O início está previsto para o dia 23 de setembro e a grande final para o dia 1 de novembro.



Apesar de ter participado da reunião do Conselho Técnico de Futebol Feminino, o Penarol ficou de dar uma resposta definitiva sobre sua participação na tarde desta terça-feira, 5. Os custos de deslocamento para jogos em Manaus pesam contra a boa vontade da diretoria do Leão da Velha Serpa.

A forma de disputa é a mais simples possível, para diminuir os custos dos participantes. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único. Apenas um será eliminado. Os quatro melhores disputam as semifinais em partidas de ida e volta. As finais acontecem também em dois jogos.

O campeão, de acordo com a FAF, vai representar o Estado no Campeonato Brasileiro da Série A2 em 2018.

Quatro pularam fora
Em 2016, o Estadual teve a participação de cinco clubes: Iranduba (campeão), Manaus FC (vice-campeão), Salcomp, Arsenal e Holanda. Ou seja, dos cinco inscritos no ano passado apenas o “Hulk da Amazônia” se manteve na competição.

O motivo apontado pelos dirigentes dos quatro desistentes é objetivo: falta de dinheiro para bancar comissões técnicas, atletas, arbitragem, alimentação e manutenção da rotina de treinamentos.

Sucesso de público no Brasileiro
A pífia participação de clubes no Estadual Feminino contrasta com o lado “pop” da modalidade. No dia 29 de junho deste ano, a Arena da Amazônia recebeu mais de 25 mil pessoas para assistir ao jogo entre Iranduba e Santos, pela Série A1 do Campeonato Brasileiro. A partida foi válida pela ida das semifinais da competição e, na ocasião, as Sereias da Vila venceram por 2 a 1, de virada, com gols de Maria e Ketlen – Mayara anotou para o time da casa.

Torcida pífia no Estadual
Apesar do sucesso nacional nos últimos dois anos, nem o Iranduba consegue atrair público aos jogos do Estadual. Não há cobrança de ingressos e, mesmo assim, o público que acompanha as partidas é mirrado. A torcida é, por enquanto, formada por familiares e fãs das atletas e amigos dos integrantes das comissões técnicas. A divulgação está restrita a uma pequena parcela da imprensa esportiva que ainda acredita no sonho de ver o futebol amazonense forte, inclusive no feminino.

Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira

Mais Popular

To Top