A deputada estadual Alessandra Campêlo, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, pediu a volta dos programas e projetos sociais esportivos durante visita a secretária Janaína Chagas, nova titular da pasta de Esportes, Lazer e Juventude no Amazonas. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16 de outubro, na sede da Sejel, na Vila Olímpica de Manaus.
Na reunião, Alessandra falou da sua experiência na secretaria no período de fevereiro de 2012 e abril de 2014. Ela destacou o sucesso de projetos e programas sociais destinados ao esporte, à juventude e aos idosos, como Bom de Bola, Galera Nota 10, Jovem Cidadão, Centros de Convivência da Família e do Idoso, Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia e Vidativa.
“Esses programas funcionaram na nossa administração e tiraram milhares de jovens da ociosidade, do caminho das drogas, era uma política pública de prevenção. Além disso, formamos campeões no esporte escolar e no alto rendimento e melhorarmos a qualidade de vida e a autoestima dos idosos. Infelizmente a maioria desses projetos e programas foi extinta ou tiveram a capacidade de atendimento reduzida”, explicou a deputada, ao lado de Anderson Souza, ex- secretário executivo da Sejel.
Reforma da Vila e Academias ao Ar Livre
A deputada também foi em busca de informações sobre o andamento das obras da revitalização da Vila Olímpica de Manaus, que incluem o parque aquático, a construção dos centros de luta olímpica e boxe, além da modernização do prédio do centro de alto rendimento. Os recursos para o projeto na ordem de R$ 7 milhões foram garantidos junto ao Governo Federal ainda na administração de Alessandra na Sejel.
A parlamentar também falou sobre a necessidade de retomada do cronograma de inaugurações das Academias ao Ar Livre na capital e interior. A ex-secretária deixou mais de 100 contratadas, mas a maioria dos projetos foi engavetada nas gestões que se sucederam na secretaria.
Secretária abre diálogo
Janaína achou proveitosa a visita e a troca de experiências. Ela antecipou que uma de suas prioridades será a retomada de todas as obras paradas na Sejel, incluindo a reforma da Vila Olímpica e as Academias ao Ar Livre.
A nova secretária também destacou que a pasta já está reativando as atividades nos centros de convivência e que pretende reiniciar os projetos sociais voltados para a juventude, dentro do formato do “Todos pelo Amazonas” – iniciativa governamental que envolve atendimento multidisciplinar de várias secretarias em espaços públicos administrados pelo Estado.
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785