Incentivo aos projetos sociais esportivos no Amazonas, principalmente modalidades como jiu-jítsu, judô, taekwondo, wrestling, muay thai, capoeira e outras. Esse foi o tema da reunião entre a deputada Alessandra Campêlo (MDB) e lideranças do esporte amazonense, entre eles professores renomados como Nonato Machado, Mestre Pina, Orlean Smith, Professor Niltinho (Manacapuru) e Waldeci Silva.
Na conversa realizada na tarde desta sexta-feira, 16 de março, Alessandra resgatou sua passagem exitosa como titular da Secretaria Estadual de Esportes entre 2012 e 2014 e falou sobre a luta do seu mandato a favor do esporte. Entretanto, a deputada destacou a diferença entre o Executivo e o Legislativo.
“No Executivo você conhece as demandas e tem o poder de resolver na hora aquele problema do atleta ou da federação, enquanto no Legislativo a tarefa é fiscalizar, legislar e, às vezes, ficamos de mãos atadas. Uma das formas da Assembleia ajudar o esporte é por meio de emendas impositivas, mas para isso as federações, associações e entidades precisam estar em dias com todas as documentações”, explicou a Deputada do Esporte.
Mesmo no Parlamento, Alessandra ressaltou que continua beneficiando atletas e projetos sociais de diversas modalidades na capital e interior. Este ano, a deputada destinou recursos do orçamento para desenvolvimento de projetos e realização de esportivos de jiu-jítsu, futsal, futebol, ciclismo, maratona aquática, taekwondo, MMA, além de modalidades paralímpicas.
Os líderes do mundo das lutas presentes na reunião com Alessandra foram unânimes num ponto: eles são contra a realização de megaeventos no Amazonas, pois acreditam tais iniciativas representam apenas desperdício de dinheiro público. Todos defendem o investimento em projetos sociais de base, com foco na prevenção do uso de drogas e de ingresso da juventude na marginalidade e na formação de cidadãos e campeões, tendo o esporte como ferramenta de transformação.