A Associação Barbosa de Lutas Esportivas (ABLE), do bairro da Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, conquistou sete medalhas, sendo duas de ouro e cinco de bronze, na Copa Internacional de Judô 2018. A competição aconteceu neste sábado, 17 de novembro, no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza.
O grupo foi liderado pela faixa preta Rafaela Barbosa (Banco da Amazônia/FIEAM), que foi campeã da categoria – 57 kg. Na condição de professora da ABLE no campeonato, Rafaela também acompanhou a medalha de ouro de uma de suas alunas, Bianca Freitas, vencedora da Classe Sub-11 na categoria -50kg.
Os outros cinco bronzes foram obtidos por Luana Iolanda (Sub-18 – 57 kg e Dangai – 57 kg), Wiliane Pedraça (Sub-13 – 42 kg), Carla Pereira (Sub-11 – 45 kg) e Michel Vasconcelos (Máster – 66 kg).
“Eu fiquei muito feliz, não só pela minha medalha, mas por contribuir e incluir na vida das nossas crianças o esporte, a filosofia do judô, o amor por se tornar alguém mais forte a cada dia. Eu acredito que o esporte tem o poder de transformar realidades e dar muitas oportunidades principalmente no nosso projeto social”, comentou Rafaela Barbosa.
Sobre a competição
A Copa Internacional de Fortaleza é considerada a maior competição de judô do Norte-Nordeste do Brasil. Foi realizada nas seguintes categorias do Masculino e Feminino: Festival, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior, Máster, Dangai (iniciante até faixa verde) e Absoluto.
O campeonato teve a participação de judocas de 20 estados brasileiros e com a presença de mais de 100 clubes. O evento contou com apoio da Secretaria Estadual de Esportes do Ceará (Sesporte) e foi organizado pela Federação Cearense de Judô (FECJU) com aval da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Assessoria de Imprensa da ABLE-Amazonas
Fotos: Divulgação/ABLE