Seis anos de idade e um talento fora de série. O pequeno lutador amazonense Leno Henrique Cabral Sousa, o “Tubinha”, conquistou pela primeira vez o título de campeão mundial de jiu-jítsu esportivo. Os combates do Infantil aconteceram neste sábado, 27 de julho, no ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, em São Paulo.
Tubinha é atleta da academia White House Brazilian Jiu-Jítsu School, franquia liderada pelos professores Diogo Dutra, Ricardo Amaral e Alcenor Alves e que tem uma filial no bairro do São José 2, na Zona Leste de Manaus. O guerreirinho dos tatames é faixa cinza e competiu na categoria até 21 kg.
“Ele fez três combates na sua categoria e venceu todos os adversários. A família está muito feliz pela conquista do título mundial. É a coroação de um ano em que ele já tinha vencido também o Campeonato Brasileiro da CBJJ”, contou o pai Welton Sousa, o “Tubarão”, lateral-esquerdo do Manaus FC.
Leno Henrique é considerado um talento raro na equipe White House e tem acompanhamento técnico à altura da sua capacidade. Seus treinos são puxados pelo professor Alcenor Alves. Além do título brasileiro e mundial, Tubinha foi eleito ano passado o melhor atleta do Amazonas em sua categoria.
Sobre a competição
Organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE), o Mundial começou na última quinta-feira, 25, e vai até este domingo, 28. Atletas de todas as idades, faixas e categorias de peso participam da competição na capital paulista.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Divulgação