A Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus, recebeu neste fim de semana, 13 e 14 de abril, duas grandes competições do calendário do karatê verde e amarelo: o Campeonato Brasileiro – etapa Amazonas (segunda de cinco etapas previstas para 2019) – e o Circuito Open Nacional (classificatório para formação da seleção olímpica nacional).
O presidente da federação local, Washington Melo, destacou a participação dos amazonenses no cenário nacional do karatê. Ele citou como referências na modalidade os atletas Johnnathan Marques e Tiago Pinto. Além da dupla, o dirigente destacou o nome de Marcos Barroso, que já integra a seleção olímpica do Brasil e esteve recentemente na Áustria e se prepara para uma competição na Turquia.
“Nós temos grandes destaques, como o Johnnathan e o Tiago Pinto, atletas de pesos diferentes que se sagraram campeões aqui hoje estão pontuando para ingressar na seleção. Temos também o Marcos Barroso, que já integra a seleção olímpica”, disse Washington Melo.
Interior deu show
Depois de Manaus, Borba é o segundo polo de karatê no Amazonas. E o município localizado a 215 quilômetros da capital apresentou vários atletas da nova geração no Circuito Open Nacional. Em sua primeira competição no Estado, a pequena Elizabeth Dorado Goés, de apenas 7 anos, vai voltar para casa com uma medalha de ouro no kumitê (combate) e uma de bronze no kata (apresentação das técnicas da modalidade).
Representante do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), a carateca Ana Kelly Ugarte de Oliveira, de 35 anos, fez bonito na categoria Feminino Máster. Ela conquistou a medalha de ouro tanto na etapa amazonense do Brasileiro quanto no Open (Copa Amazônica).
“Estou feliz pelo resultado no fim de semana, principalmente porque em Coari o karatê ainda é uma modalidade que em reconstrução. Hoje a minha academia, que se chama Ugarte, é a única que desenvolve o karatê no município”, disse a campeã interiorana.
Texto e fotos:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785