O jogador amazonense Ryan Matheus, de 15 anos, é um dos atletas que escaparam da morte no incêndio ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 8 de fevereiro, no Centro de Treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo as autoridades locais, o sinistro resultou em 10 mortes e três feridos, sendo todos eles atletas das categorias de base do Rubro-Negro. O futebol brasileiro e mundial estão de luto pelas perdas dos adolescentes oriundos de diversos estados do País.
Num áudio dramático, o pai do atleta, Ronny Andrade, revelou detalhes sobre a tragédia. Ryan Matheus escapou porque ao contrário da rotina, desta vez não dormiu no alojamento do Ninho, já que não teria treinamento no CT nesta sexta-feira. O incêndio, segundo o pai, teria começado no quarto onde a joia da base flamenguista costuma dormir.
“Até agora ainda estou nervoso, mas graças a Deus foi um livramento de Deus em nossas vidas, na vida do meu filho, porque eles não iam ter treino hoje de manhã. Ele me ligou ontem oito horas da noite e aí ele veio para casa. Eu já agradeci tanto a Deus pela vida dele, porque eu falei para ele que Deus deu um livramento na sua vida e você vai ser uma pessoa privilegiada por Deus nas suas conquistas e nos seus objetivos”, disse Ronny.
Apesar de comemorar a vida do filho, o pai lamentou pela morte dos colegas de Ryan Matheus. A informação ainda não é oficial, mas segundo as informações que circulam no Rio de Janeiro o incêndio teria iniciado num fio de um dos aparelhos de ar condicionado do CT.
“Foi no quarto dele, todos os colegas dele que ficaram lá morreram. Tem 10 mortos e três feridos, foi tudo no quarto dele, estão dizendo que foi no fio do ar condicionado, não deram certeza, mas estão dizendo que foi no fio do ar condicionado que pegou fogo”, contou.
O pai disse que, caso o menino estivesse no Ninho do Urubu, dificilmente sairia vivo. Ryan Matheus tem um “sono muito pesado”, como se diz no popular.
“Não tinha como escapar, porque ele tem um sono muito pesado. Mas graças a Deus livrou ele, livrou ele porque ainda não é hora dele. Deus tem um futuro para ele, e eu falei para ele que depois dessa você tem que honrar a outra vida que Deus lhe deu, fazer tudo diferente, sempre pensar no próximo e nunca fazer nada só para você”, encerrou Ronny.
Criado no Ouro Verde…
Ex-morador do bairro Ouro Verde, Zona Leste de Manaus, Ryan Matheus Andrade tem 15 anos e deu os primeiros chutes no Clube do Trabalhador do Amazonas (SESI, Aleixo). Depois, ganhou bolsa e foi mostrar seu talento no time de futsal do Recanto da Criança. Brilhou na terra natal, onde foi campeão de competições oficiais e amadoras. Fez testes no Palmeiras, mas “estourou” mesmo foi no Flamengo.
Em novembro do ano passado, ele esteve em campo na final do Campeonato Carioca Sub-15 contra o Fluminense. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu o Tricolor das Laranjeiras por 4 a 3 nos pênaltis e levantou a taça da categoria.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira
Fotos: Valdir Santiago/Staff Images/Flamengo e Divulgação (Ryan Matheus)