Ao contrário das últimas temporadas, os clubes profissionais não terão custos com quadro móvel no Campeonato Amazonense de Futebol Profissional e muito menos nas competições das categorias de base em 2019. A garantia foi dada pelo secretário Caio André Oliveira, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) na tarde desta quinta-feira, 31 de janeiro, na Arena da Amazônia.
O pagamento das despesas do pessoal que trabalha nas praças esportivas, como Arena da Amazônia, e os estádios Carlos Zamith e Ismael Benigno (Colina), era uma das reclamações dos dirigentes dos clubes amazonenses nos últimos anos. Na solenidade de lançamento do Estadual de 2019, o secretário cuidou de trazer a mensagem inicial do governador Wilson Lima à comunidade do futebol profissional.
“O Governo do Amazonas, através do nosso governador Wilson Lima e em parceria com a Federação Amazonense de Futebol, determinou que deixássemos à disposição dos clubes todos os espaços públicos para que o Estadual Profissional e também as categorias de base ocorram na Arena, Colina ou Zamith de maneira inteiramente grátis, sem cobrança alguma aos clubes”, garantiu Caio André.
Ex-jogador de futebol e futsal, o secretário disse que compreende a dificuldade que os clubes têm para desenvolver suas atividades nas competições profissionais. Com apenas um mês no comando da pasta, Caio André acrescentou que a Sejel está ela elaborando junto com a FAF um projeto para reduzir ainda mais os custos dos clubes. A ideia inicial é a secretaria assumir as despesas com a arbitragem nos campeonatos da base previstas no calendário de 2019.
“Queremos desonerar os clubes, a gente sabe das dificuldades que não só os clubes, mas todos os amazonenses passaram nos últimos anos. A economia do nosso País realmente regrediu e isso também afetou os clubes locais. Nas categorias de base nós também vamos anunciar o apoio total e irrestrito do Governo do Estado para com os clubes, bancando a competição, inclusive a arbitragem”, concluiu o titular da Sejel.
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785