Numa virada emocionante e histórica, os meninos do voleibol da Nilton Lins, do Amazonas, brilharam na decisão da Liga do Desporto Universitário no último sábado, 16 de setembro, na quadra do Centro Universitário Maurício de Nassau. A equipe manauara representou a Conferência Norte na competição.
Tudo parecia correr bem para equipe anfitriã, a Uninassau. Mas a equipe invicta que jogava dentro de casa e havia ganhado o primeiro set por 25 a 19, teve uma surpresa a partir do segundo set do jogo com a vitória da UniNilton Lins por 25 a 18.
A partir daí, o time do Amazonas mudou o panorama da final e melhorou os principais fundamentos e conquistou os dois últimos sets, que não deixaram de ser acirrados, devido ao nível da equipe pernambucana. Placar final: 3 sets a 1, de virada.
De acordo com o técnico Harlei Barroncas, o segredo da partida foi a paciência da equipe e o estudo detalhado que fizeram da Uninassau. “No primeiro set ficamos nervosos por ser uma final dentro da casa do adversário e com a pressão da torcida, mas depois disso conseguimos nos concentrar e colocar em prática tudo o que estudamos sobre a Uninassau. Os estudamos bastante. Vimos estatísticas, discutimos o jogo que tivemos com eles nas classificatórias e o resultado foi o que a gente mostrou em quadra” ressaltou o técnico campeão.
O levantador da Nilton Lins, Maik Andrade, 22, reforçou o que o técnico da equipe falou e completou que a distribuição de bolas foi essencial para a vitória. “Quando nos reunimos para discutir esse jogo, sabíamos que usar todos os nossos atacantes em quadra seria muito importante para vencer o jogo. A marcação pelo adversário ficaria mais complicada, e o exemplo disso foram os pontos que fizemos no meio e saída de rede”, explicou o atleta.
Pelo sistema de pontos corridos, a DOCTUM-ES garantiu, nesta sexta-feira, a medalha de bronze ao final da fase classificatória.
Sobre a competição
A Liga do Desporto Universitário de Quadras – Fase Final -, é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape). Os patrocinadores são: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Os apoiadores são Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife.
Texto: Caíque Batista/Fape – edição Emanuel Sports
Fotos: CBDU/Be Nice Films e Divulgação