olímpicos

Jogos Rio 2016 sob suspeita de corrupção; Nuzman no olho do furacão

O dia começou com uma bomba no esporte brasileiro. A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Francês, deflagrou a operação “Unfairplay”, que investiga um esquema de corrupção de compra de votos da eleição da cidade sede da Olimpíada de 2016.

Segundo reportagem do site Globo Esporte, por volta das 6h, os agentes chegaram à casa de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, para cumprir mandados de busca. Estão sendo realizadas buscas também na sede do COB. Nuzman foi intimado a depor nesta terça-feira na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro. Ele precisou entregar o passaporte e também teve seus bens bloqueados.



Após a deflagração da operação “Jogo Sujo”, que é considerada um desdobramento da Lava Jato, atletas de diversas modalidades começam a usar suas redes sociais para se manifestar sobre o acontecimento que abala o esporte nacional e mundial.

Dirigente foi homenageado no Amazonas
No dia 20 de junho de 2016, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, recebeu o título de “Cidadão do Amazonas”, concedido por sua participação na escolha de Manaus como uma das sedes do Torneio de Futebol dos Jogos Rio 2016.

“Esse é um título mais do que merecido, uma vez que o presidente Nuzman representa toda a coragem e obstinação do povo amazonense, provadas em sua disposição de introduzir Manaus no roteiro Olímpico. É um orgulho poder chamá-lo de caboclo do Amazonas”, disse coordenador do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Mario Aufiero.

A cerimônia aconteceu no plenário Ruy Araújo, na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. O título dado ao ex-atleta de vôlei da seleção brasileira é oferecido a pessoas que tenham prestado, ao Estado, e ao povo amazonense, benefícios de ordem moral e ou material, de grande realce e reconhecimento público, no campo assistencial, educacional, filantrópico ou qualquer outro campo de atividade.

“Foi aqui, em Manaus, que a minha carreira política no esporte teve inicio, com a campanha para eu me tornar presidente da Confederação Brasileira de Voleibol. Assim, minha ligação com este Estado é de muitos anos e muito forte e por isso esse título vai ser levado no meu coração”, afirmou Nuzman, na ocasião.

Na época acompanhando a passagem da tocha olímpica em Manaus, o presidente também elogiou o entusiasmo dos condutores e das pessoas do Estado. “Tenho acompanhado a passagem em diversos momentos, mas aqui eu pude perceber o apoio do público e o orgulho em si de receber os jogos. Isso é gratificante”.

Texto: Globo Esporte e Arquivo ALEAM – edição Emanuel Sports

 

Mais Popular

To Top