olímpicos

Vidas que seguem: meninas do Pará vencem Acre e estão na final da Taça Amazônica de Handebol

O município de Vigia, no Pará, está no mapa do handebol brasileiro graças ao talento de um grupo de meninas e mulheres cheias de raça e uma força mental incrível. O Instituto Vidas-PA venceu o Assemurb-AC por 28 a 28 nesta sexta-feira (08/09), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus, em duelo válido pelas semifinais da Taça Amazônica de Handebol Adulto Feminino 2023. 

Com o resultado, a equipe de Vigia-PA disputará a decisão da competição regional. O jogo acontece neste sábado (09/09), às 17h30 (horário de Manaus), e o adversário sairá do confronto entre Rio Negro-AM e Mirity-PA. 

 

No primeiro tempo, o nervosismo atrapalhou o desempenho das atletas, com vantagem de um gol para o representante do Acre. Na etapa seguinte, o técnico Diego Barbosa foi buscar motivação no fundo da alma das jogadoras do time. E conseguiu. O time virou o placar, abriu vantagem de cinco gols e administrou até o apito final: 28 a 26 e vaga na decisão da Taça Amazônica. 

“Nessa vitória, o principal foi trabalhar o lado mental do grupo, a personalidade delas, a inteligência emocional, mostrar que era possível vencer um jogo cheio de emoções. Algumas meninas do nosso grupo sofrem de ansiedade, mas também trabalhamos essa parte e estamos saindo daqui com mulheres fortes que estão sabendo lidar com as suas emoções”, disse o treinador. 

IBGE

A população da cidade de Vigia (PA) chegou a 50.832 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 6,15% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados no final de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A façanha das meninas do handebol do Instituto Vidas-PA pode ser ainda maior, caso elas vençam a grande final marcada para este sábado. 

 

“Para a gente, é uma honra estar representando o nosso estado e nosso município. Essa é a primeira vez que uma equipe do interior do Pará chega a uma semifinal, e agora numa e agora numa final. Somos gratos por tudo que a CBHb e a LIHAM têm feito por nós aqui em Manaus. Estamos saindo daqui com o coração cheio de gratidão para essa final e nós cremos que tudo dará certo, em nome de Jesus”, concluiu o técnico Diego Barbosa. 

Perto da Glória Eterna

O elenco do Instituto Vidas-PA na Taça Amazônia é formado pelas atletas Milene (4), Dayane (3), Maysa (5), Jéssica (7), Maraísa (6), Thays Cristina (8), Kamilly (10), Julyanne (9), Izadora (13), Mila (15), Edenise (23) e Melissa (24). 

Apoiadores

A Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM) conta com os seguintes apoiadores na Taça Amazônica 2023: Governo do Amazonas (Sedel), Prefeitura de Manaus (Fundação Manaus Esporte), deputada estadual Alessandra Campelo, vereador Allan Campelo, Universidade Nilton Lins, Emanuel Sports & Marketing (assessoria de imprensa), Kempa (bolas oficiais), Dale Hand (cola para handebol) e  Dr. Guaraná Energy Shot. 

 

Semifinais – 08 de setembro (sexta-feira)

16h –  Instituto Vidas-PA 28×26 Assemurb-AC (Feminino)

17h30 –  Carajás-PA x Ariquemes/Funcet-RO (Masculino)

19h – Rio Negro-AM x Mirity-PA (Feminino)

20h30 –  Zezão-AM x Nilton Lins-AM (Masculino)

 

Assessoria de Imprensa da Liga de Handebol do Amazonas:

Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

Fotos: Agência Emanuel Sports & Marketing

 

Mais Popular

To Top