A judoca Clarice Ribeiro se tornou, nesta quarta-feira (23/08), a primeira amazonense a conquistar uma medalha de ouro num Campeonato Mundial de Judô. A façanha aconteceu em Zabreg, na Croácia. O feito histórico da atleta revelada na Fort Judô Clube, de Manaus, e que atualmente compete pelo Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, foi também o primeiro ouro do país neste Mundial.
Clarisse, que compete no peso ligeiro (-44kg), fez uma campanha perfeita em Zagreb, vencendo cinco lutas e sagrando-se campeã mundial da categoria. O triunfo veio em um confronto dominante contra a mongol Otgonjargal Togtbaatar. Um ippon (golpe perfeito do judô) no último minuto da final determinou a glória eterna da menina prodígio do Amazonas.
“Eu estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos que torceram por mim”, comemorou Clarice em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Judô.
Perfil – Clarice Ribeiro é amazonense e tem apenas 15 anos. Luta, atualmente, no Minas Tênis Clube, potência nacional nos esportes olímpicos. Em 2023, garantiu os títulos de campeã brasileira e campeã da Copa Pan-Americana Sub-18 da Bahia, chegando em Zagreb como segunda colocada no ranking nacional da CBJ e 23ª no da IJF. Em sua estreia em Mundiais, a judoca ganhou cada luta com propriedade e carimbou a posição entre as melhores da categoria.
Ela venceu a húngara Viktoria Kiss com um wazari na primeira rodada e, na luta seguinte, também com um wazari, passou pela cazeque Gulkhan Shynggyskhan. Nas quartas de final, em uma parada duríssima contra a espanhola Marta Beorlegui Oses, atual líder do ranking mundial e cabeça de chave número um, anotou dois wazari (ippon) e avançou à semi. Na disputa pela vaga na decisão, começou levando um susto com o wazari da indiana Oliviya Devi Huidrom, mas logo conseguiu um ippon para inverter o placar.
O último ouro brasileiro no Campeonato Mundial Sub-18 havia sido em 2019, com Anna Belém (+70kg). Agora, Clarice faz companhia à peso pesado e à Flávia Gomes (-57kg), Tawany Silva (-40kg) e Aldi Oliveira (-50kg) na lista de campeões sub-18 do Brasil.
Superou Ritinha – Antes de Clarice Ribeiro, o melhor resultado do Amazonas num Campeonato Mundial de Judô tinha sido em 2015, quando Rita de Cássia Reis, a Ritinha (atualmente morando nos Estados Unidos), faturou o bronze no Mundial Sub-21, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Texto – Emanuel Sports com informações oficiais da CBJ
Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF