olímpicos

Estudantes indígenas de São Gabriel da Cachoeira brilham no torneio de judô dos JEAs 2023

Os povos indígenas de São Gabriel da Cachoeira, na Região do Alto Rio Negro, mostraram a sua força no esporte olímpico neste fim de semana, em Manaus, durante a fase final do torneio de judô dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs 2023). Os combates aconteceram no ginásio Renné Monteiro, na capital amazonense. 

 

Segundo o professor Gláucio Mendonça, a equipe do município localizado a 852 quilômetros da capital conquistou um total de 12 medalhas nos JEAs 2023, sendo cinco de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

 

“Muita garra, lutas dificílimas e medalhas surpreendentes foram conquistadas pela equipe do interior. Os atletas de São Gabriel chegaram na quinta-feira (20/07) a Manaus após 25 horas de viagem de lancha”, disse Gláucio, que esteve  na competição estudantil organizada pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar (Seduc). 

 

O faixa preta de judô destacou o caráter inclusivo dos JEAs, com a valorização dos estudantes que representam os povos originários do Amazonas. 

 

“Atletas das etnias Baré, Baniwa e Tukano compuseram a equipe”, enfatizou Gláucio Mendonça.

 

São Gabriel da Cachoeira foi campeão no Juvenil Feminino, vice-campeão no Infantil Feminino e terceiro colocado no Juvenil Masculino. Trata-se de um resultado expressivo e inédito  para uma delegação do interior.

 

As passagens, hospedagem e alimentação foram patrocinadas pela Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira, por meio do prefeito Clóvis Corubão, da vice-prefeita Eliane Falcão e da primeira-dama Priscila Ambrósio. 

 

“Parabéns aos valorosos atletas. Parabéns às pessoas de São Gabriel da Cachoeira e a todas as etnias que formam esse orgulhoso povo”, concluiu Gláucio. 

Mais Popular

To Top