O handebol do interior do Amazonas está representado em várias equipes que disputam a Taça Amazonas de Handebol Juvenil Masculino e Feminino 2023. E uma das atletas que brilhou na primiera rodada foi Giovanna Beatriz Oliveira, 18, revelada no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), atleta do HCM/Unip/Manauara.
Lateral esquerda habilidosa, veloz e definidora, Giovanna Beatriz ganhou o diploma de melhor atleta da partida em que sua equipe venceu o Rio Negro por 41 a 14, pela abertura da competição que acontece na capital amazonense até o próximo domingo (11/06). A joia do interior fez 12 gols na estreia.
“Minha história começou em 2019, numa escola de São Sebastião do Uatumã, e desde então venho me esforçando cada vez mais para crescer no handebol. Meu professor (Erison Cativo) sempre me incentivou muito a jogar meu handebol, a me desenvolver e sou muito grata por isso e por ser eleita a melhor da partida”, disse a camisa 18 do HCM.
Curiosamente, Giovanna Beatriz iniciou sua trajetória por acaso. “Quando comecei só fui na escola para brincar de handebol, mas acabei me apaixonando pelo esporte. Hoje em dia o handebol é tudo na minha vida”, contou a menina. Atualmente, a craque concilia os estudos no terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual de São Sebastião do Uatumã com os treinamentos da modalidade olímpica.
Depois, ao brilhar no Amazonense Cadete de 2021 pelo time de São Sebastião do Uatumã, Giovanna Beatriz foi chamada para reforçar o HCM, que é uma das potências das categorias de base ao adulto na capital do Amazonas.
“Para o futuro, espero melhorar cada vez mais e mostrar o que eu sei de handebol. Eu e minha equipe queremos fazer uma grande competição na Taça Manaus”, concluiu a jovem atleta, que volta a jogar nesta sexta-feira (09/06), às 13h, no ginásio Renné Monteiro, onde o HCM enfrenta a Escola Estadual Monteiro Lobato, de Boa Vista (RR).
Parceiros do handebol – A Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM) é filiada à Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e à Associação das Federações Olímpicas do Amazonas (Afoam). A entidade local recebe apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria do Desporto e Lazer (Sedel, que substituiu a Faar). Também são parceiros da modalidade a deputada estadual Alessandra Campelo, que contribui de forma direta e com emendas, além da Kempa (bolas oficiais), Dale Hand (cola para handebol) e Emanuel Sports & Marketing (assessoria de imprensa).
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Assessoria Emanuel Sports & Marketing