olímpicos

Atleta com autismo de Rondônia é prata na Copa Regional Norte de Taekwondo, em Manaus

Uma medalha de prata por um mundo azul. Representante de Rondônia, o atleta Fernando de la Jaille Cruz Júnior, de 17 anos, conquistou a medalha de prata na categoria Sub-21 Masculino até 54 kg e seu exemplo de superação foi um dos destaques na Copa Regional Norte de Taekwondo 2023. O evento, que foi realizado neste domingo (21/05) no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, em Manaus,  reuniu 150 atletas representando os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima. 

Segundo a mãe do atleta, Norma Alencar de Lima, 37, Fernando foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) quando tinha 11 anos. O taekwondo, porém, já tinha entrado na vida do garoto aos dois anos de idade, pois a matriarca também é faixa preta da modalidade olímpica. 

 

“O taekwondo foi primordial no desenvolvimento psicológico, neurológico e social dele e também na questão da coordenação motora. Hoje, com 17 anos, o Fernando está no primeiro período de Direito na Faculdade São Lucas de Porto Velho e continua praticando o esporte que ama”, disse a mãe, cheia de orgulho com a “cria”. 

Exemplo – Em Manaus, Fernando e mãe eram pura emoção após a cerimônia de premiação do evento. Os abraços e as lágrimas escondiam um drama. O pai do garoto, chamado  Fernando Cruz, que tinha 45 anos, morreu há dois meses em decorrência de problemas renais agravados pelo chamado “fungo do pombo”. Era o pai que vinha acompanhar o jovem lutador em Manaus, mas a mãe assumiu a missão depois da trágica perda. 

“É uma emoção muito grande, graças a Deus, poder representar todo o povo com Transtorno do Espectro Autista. Acredito que sirvo de exemplo para outras crianças e outras mães e agradeço a minha mãe por ter me apoiado. Infelizmente, eu não obtive o resultado desejado (ouro), mas é permanecer, continuar, até alcançar o objetivo. Uma lição que a minha mãe me deixou é que diagnóstico não é destino, e hoje estou aqui lutando, representando meu estado”, disse o menino prodígio do taekwondo. 

A medalha de ouro não veio. A prata, entretanto, serviu de homenagem para o pai. Fernando dedicou a conquista do segundo lugar na Copa Regional Norte de Taekwondo ao ente querido. Fernando é atleta da Academia Sparta 2, de Porto Velho, e é treinado pelo Mestre André Ferraz. 

 

“Meu faleceu e foi uma tristeza, mas acredito que lá de cima ele me viu lutar e deve estar orgulhoso. Essa medalha é para ele”, dedicou De la Jaille. 

Pró-Atleta orgulha Rondônia – A delegação de Rondônia veio ao Amazonas com 11 representantes, entre atletas, técnicos e familiares, inclusive o lutador indígena Railander Karipuna. Fernando de la Jaille e dona Norma, e toda a equipe rondoniense, viajaram a Manaus para a disputa da Copa Regional Norte de Taekwondo com apoio do Pró-Atleta. 

 

Trata-se de um programa do Governo de Rondônia, na gestão do governador Marcos Rocha, que fomenta o esporte de alto rendimento, por meio da concessão de passagens aéreas, dando aos desportistas condições mínimas para participar de competições em nível estadual, regional, nacional e internacional. O Pró-Atleta ampara atletas e paratletas, que precisam viajar acompanhados de seus pais.

 

O investimento, que também recebe recursos de emendas parlamentares, vem transformando o estado de Rondônia em referência nas políticas públicas de apoio ao esporte, dando protagonismo aos atletas e paratletas locais nos eventos de alto rendimento em nível regional, nacional e internacional. O Pró-Atleta recebe recursos de emendas indicadas pelo deputado Ribeiro do Sinpol (Patriota) e conta com apoio do superintendente Júnior Lopes, titular da Superintendência  Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). 

Apoiadores – Realizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTDK) e organizada pela Federação de Taekwondo do Estado do Amazonas (FTKDAM), a Copa Regional Norte contou com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Secretaria do Desporto e Lazer (Sedel), e Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte, e Everest Arquitetura e Engenharia. 

 

Assessoria de Imprensa: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

Agência Emanuel Sports & Marketing

 

Mais Popular

To Top