Zero recurso público para clubes envolvidos em manipulação de resultados, novo fantasma que assombra o futebol brasileiro. Esse é o teor de um projeto de lei que será apresentado pelo deputado Ednailson Rozenha (PMB) na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Rozenha, que também é presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), falou sobre a propositura na sessão desta quarta-feira (26/04), no plenário Ruy Araújo. O dirigente é linha dura quando o assunto são as constantes notícias de fraudes nas competições estaduais, regionais e nacionais de futebol.
A ideia do PL de Rozenha é dar um “cartão vermelho” para as entidades de práticas desportivas, profissionais e não profissionais, condenadas por manipulação de resultados tenham acesso a recursos públicos, como patrocínios, convênios, parcerias e chamamento ao público. A medida passa a valer após o trânsito em julgado na Justiça Desportiva durante o prazo em que durar a punição imposta.
“Nós vamos arranjar uma maneira de apertar ainda mais esse cerco para que a manipulação de resultados no Amazonas seja banida. A medida vai valer para qualquer situação em que o clube possa estar envolvido, mesmo que a diretoria não seja conivente porque, nesse caso, ela pode ser solidária com o que seus atletas estão fazendo”, afirmou o parlamentar, que tem base e trabalho reconhecido no esporte amazonense.
Assembleia da CBF
O futebol do Amazonas também ganhou destaque durante a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Rozenha representou o estado durante o evento realizado nesta na terça-feira (25/04), no Rio de Janeiro. Segundo ele, a CBF e a Fifa têm um interesse especial pela causa indígena e pela inserção dos povos originários no futebol nacional.
“O presidente da CBF tem um assento muito importante na Fifa. É o primeiro brasileiro a ocupar um cargo na comissão geral do futebol mundial. Então, a CBF está nesse momento olhando para o Amazonas com outros olhos. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, deixou claro o compromisso com o futebol amazonense”, concluiu o deputado.
Conteúdo: Assessoria Dep. Rozenha
Fotos: Danilo Mello/ALEAM e Divulgação