Pela primeira vez na história, a academia Jesus Brothers, de Manaus, chegou ao topo do pódio por equipes numa competição nacional. O feito inédito aconteceu durante o Campeonato Brasileiro de Luta Livre Esportiva 2022, realizado no último domingo (13/03), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, Manaus.
Para chegar ao título, a academia Jesus Brothers somou 330 pontos, resultado da conquista de 46 medalhas, sendo 24 de ouro, 12 de prata e 10 de bronze. A equipe contou, principalmente, com o desempenho dos atletas da base, como Duan Carvalho, campeão no Masculino Infanto-Juvenil Branca Meio-Pesado.
O ranking geral divulgado pela Federação Amazonense de Submission e Luta Livre Esportiva (Fasub) aponta ainda o projeto social Suçuarana, da Polícia Militar do Amazonas, na segunda colocação com 280 pontos (24 medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze).
O terceiro lugar no pódio por equipes ficou com a Amazon Union Fight, com 19 medalhas de ouro, 11 de prata e uma de bronze, desempenho que valeu 248 pontos na classificação geral.
Elite – Os principais combates do Brasileiro foram do Absoluto Masculino Preta, que teve o pódio formado pelos seguintes atletas: Alessandro Oliveira Botelho (Fight Sports, ouro), Rafael da Silva Campos (AS Complexity Fight, prata) e Fábio Marcião Araújo (Amazon Union Fight, bronze).
Números – O Campeonato Brasileiro de Luta Livre contou com a presença de 650 atletas na Arena Amadeu Teixeira, destaque para a participação de municípios do interior, como Fonte Boa, São Gabriel da Cachoeira e Codajás. A competição teve apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785